Favela,Marambaia, Turma do Quinto, Flor do Samba Saiba mais sobre as Escolas de Samba de São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Favela,Marambaia, Turma do Quinto, Flor do Samba Saiba mais sobre as Escolas de Samba de São Luís

Desfiles acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro, na Passarela do Samba 


Escolas de samba representam comunidades de São Luís (Foto: G1)

Desfiles acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro, na Passarela, em São Luís.
Ordem dos desfiles já foi definida; veja os enredos abaixo.

Do G1 MA
As Escolas de Samba do Maranhão entram na avenida nas noites de 7 e 8 de fevereiro, Domingo e Segunda-feira de Carnaval, na Passarela do Samba do Anel Viário, em São Luís. A ordem dos desfiles já foi definida.

Conheça abaixo os bairros, as cores e um pouco da história das Escolas de Samba do
Maranhão. Veja na lista:Cada agremiação representa uma comunidade da capital maranhense e algumas são apadrinhadas pelas grandes escolas do Rio de Janeiro.

Favela do Samba
Atual campeã, com 16 títulos, a Favela é a escola com o maior número de vitórias no Carnaval do Maranhão. Fundada há 65 anos, no bairro Sacavém, a agremiação tem como principais cores azul, amarelo e branco. Em 2016, a escola desfila com o enredo "Se não chover? ... Se a fonte do Rio não brotar? ... E se o Mar secar? ... O que de nós será?".
Favela do Samba é campeã do Carnaval 2015 do Maranhão (Foto: Reprodução / TV Mirante)Favela do Samba foi campeã do Carnaval 2015 do Maranhão (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Turma do Quinto
A Turma é segunda maior campeão do Carnaval do Maranhão, com 14 títulos, e terminou 2015 em 4º lugar. A escola tem 75 anos de fundação e representa o bairro Madre Deus, nas cores azul e branco. Em 2016, a agremiação homenageia o cantor maranhense Gabriel Melônio, com o enredo "O Anjo Gabriel – Tributo ao intérprete Gabriel Melônio".
Escola de samba Turma do Quinto no desfile de 2015 (Foto: Biné Morais/O Estado)Escola de samba Turma do Quinto no desfile de 2015 (Foto: Biné Morais/O Estado)
Flor do Samba
Segundo lugar do Carnaval 2015, a Flor do Samba tem 11 títulos. É a escola do bairro do Desterro, fundada em 1939. As cores são azul, vermelho e branco. Em 2016, a agremiação vai homenagear o Projeto Laborarte com o enredo "Laborarte: mais que um laboratório de artes, uma paixão da cidade".
Flor do Samba desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: De Jesus/O Estado)Flor do Samba desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: De Jesus/O Estado)
Marambaia do Samba
Terceiro lugar em 2015, a Marambaia do Samba vem em busca do 1º título. A escola de samba do Bairro de Fátima tem 61 anos de fundação e usa as cores azul e amarelo. Em 2016, a agremiação aposta no enredo "De Tribuzi a São Luís, uma louvação ao carnaval", sobre o escritor Bandeira Tribuzi.
Marambaia do Samba desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: Paulo Soares/O Estado)Marambaia do Samba desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: Paulo Soares/O Estado)
Turma de Mangueira
Escola de samba mais antiga do Maranhão, com 86 anos de existência, a agremiação da comunidade do João Paulo está em busca da primeira vitória. Com os tradicionais verde e rosa, a escola traz o enredo "Enoque Silva: O cisne dourado do lago joãopaulino" neste ano, fazendo um tributo ao carnavalesco maranhense.
Turma de Mangueira desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: De Jesus/O Estado)Turma de Mangueira desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 
Império Serrano
A alviverde Império Serrano representa o bairro do Monte Castelo há 59 anos. Nunca foi campeã do Carnaval maranhense, mas terminou 2015 em 5º lugar. Em 2016, aposta no enredo "Baixada Maranhense, Império de Riquezas", sobre a histórias dos municípios da região Norte do Maranhão.
Império Serrano desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: Paulo Soares/O Estado)Império Serrano desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: Paulo Soares/O Estado)
Unidos de Ribamar
Umas das mais novas escolas de samba do Maranhão, a Unidos de Ribamar só tem 14 anos de existência. Terminou 2015 no meio da tabela, em 6º, e em 2016, busca o primeiro título com o enredo "Roberto Ricci: entre a luz e a escuridão, a mágica da visão", na habituais cores vermelho, amarelo e azul. Representa o bairro Moropoia, em São José de Ribamar, cidade da Região Metropolitana de São Luís.
Unidos de Ribamar desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: De Jesus/O Estado)Unidos de Ribamar desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: De Jesus/O Estado)
Túnel do Sacavém
A Acadêmicos do Túnel do Sacavém representa com as cores verde, vermelho e amarelo o bairro de mesmo nome, vizinho ao da Flor do Samba. Aparece nos registros a partir de 1998, mas nunca foi vencedora do Carnaval do Maranhão. Em 2015, terminou na 8ª colocação. Em 2016, busca voos mais altos em 2016 com o enredo "Terra Adorada".
Túnel do Sacavem desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: De Jesus/O Estado)Túnel do Sacavem desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: De Jesus/O Estado)
Mocidade da Ilha
Uma das "caçulas" do Carnaval maranhense, a Mocidade Independente da Ilha é a escola e samba do comunidade da Cohab. Terminou o ano de 2015 em último lugar e busca recuperação, em 2016, com o enredo "100 Anos do Samba", que conta a história do samba no Maranhão. Não há informações exatas sobre a fundação da escola, mas os registros são recentes.
Mocidade da Ilha desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: De Jesus/O Estado)Mocidade da Ilha desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: De Jesus/O Estado)
Terrestre do Samba
Representante do bairro da Estiva, a Terrestre foi penúltimo lugar em 2015. Fazia parte do extinto grupo B e, nos anos 1980, chegou a ficar desativada, mas voltou a funcionar no ano 2000. A melhor classificação foi em 2012, quando ficou em 8º lugar. O enredo deste ano ainda não foi divulgado.
Terrestre do Samba desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 (Foto: Paulo Soares/O Estado)Terrestre do Samba desfilando na Passarela de São Luís, em 2015 


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!