Semana do Teatro no Maranhão encerra neste domingo (15)

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Semana do Teatro no Maranhão encerra neste domingo (15)



Foram sete dias de atividades intensas com realização de cortejo de artistas, oficinas, mesas de debates, apresentação de espetáculos, performances e intervenções, numa ampla programação que iniciou na segunda-feira (9) e encerra neste domingo (15), a X Semana de Teatro no Maranhão, promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

As oito oficinas de teatro foram ministradas por professores maranhenses e artistas convidados, do Rio de Janeiro, São Paulo, Natal e São Luís. Aconteceram 21 espetáculos do Maranhão e de outros estados, 3 intervenções, 2 experimentos acadêmicos, 1 performance e 1 leitura dramática.


As oficinas aconteceram no Teatro Arthur Azevedo (sala de Dança, Sala do Coro, Salão Versátil e Camarim 9), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Casarão Angellus Novus e Auditório do curso de História UEMA (Praia Grande).

Os espetáculos, intervenções e performances foram apresentados nos teatros Alcione Nazaré, Arthur Azevedo, Casa do Maranhão, Espaço Guest House, sede da Pequena Companhia de Teatro.

O resultado foi além do esperado. A procura pelas oficinas e a busca por ingressos para os espetáculos, com retirada gratuita nas bilheterias dos teatros e espaços foi significativa. A abertura da X Semana de Teatro no Maranhão teve como atração o espetáculo de sucesso maranhense Pão com Ovo, a Vingança de Zé Maria, com ingressos esgotados na noite de segunda-feira.

A comissão artística que organizou o evento, tendo os artistas Alana Araújo, Dayana Roberta, Darcy Sousa e Josué Redentor que procurou por resultados com uma programação diversificada, regionalizada, tendo com a mobilização do público o fomento à formação de plateia.

Para o último dia de programação terá o encerramento da oficina Técnica de Humor, com a professora Teófila Lima (SP), no Salão Versátil, das 13h às 17h.

A noite de encerramento da X Semana de Teatro no Maranhão será de homenagens a pessoas que dedicam sua vida ao teatro maranhense. Antes da apresentação do último espetáculo (20h30), no palco do Teatro Arthur Azevedo, às 19h30 serão homenageados os atores e atrizes Urias de Oliveira, Uimar Junior, Júlio César da Hora, Gilson César, Argentino Paixão, Sandra Cordeiro, Mundinha Freitas, Lúcia Gato, Jô Santos, Josué da Luz e Launde Aires, em reconhecimento pela comissão artística do evento e da classe artística maranhense pelo trabalho realizado por esses artistas ao teatro e à cultura maranhense.

Espetáculos

No palco do Teatro Alcione Nazaré, às 18h, será apresentado o experimento acadêmico Cartas de um outubro que virou novembro, com o Grupo Experimental (MA). Com criação e direção de Tieta Macau que divide a interpretação com Dandara Ferreira, Renato Guterres e Leela Costa, o texto é absurdamente lógico, desvairadamente sentido, e corporalmente vivido.

Uma dramaturgia nascida da junção de cartas e adaptações de trechos de textos de Camila Cutrim e trechos de Caio Fernando de Abreu. Uma encenação entrelaçada ao estudo da presença, na interação direta com o público que também é cenário, aos depoimentos e histórias pessoais, ao corpo como instrumento principal. Tem como ponto de partida o adeus, os começos e possíveis fins do que poderia vir a ser ou fora um amor, se passa num encontro quase irreal em momentos não vividos, mas projetados. Tem duração de 40 minutos e classificação livre.

O espaço Guest House (Rua da Palma-Centro Histórico) será palco às 19h para o espetáculo Sintética Idêntica ao Natural, com o ator e bailarino Erivelto Viana do grupo maranhense Bemdito Coletivo. Com direção de Ricardo Marinelli, conta a história de Cintia Sapequara, uma mulher sintética e idêntica ao natural que se tornou figura celebre e ilustre em São Luís do Maranhão depois de interpretar a vilã da peça “Uma linda quase mulher”.

Com mais de 13 anos de sucesso nos palcos, nas ruas e nos principais meios de comunicação de sua cidade, a diva maranhense agora mostra outras faces da sua moeda em um espetáculo-situação que borra as fronteiras entre natural a artificial, real e virtual, orgânico e inorgânico, sujeito e objeto, carne e espuma. Com duração de 75 minutos e classificação livre é recomendado para 40 lugares.

Para encerrar a noite da X Semana de Teatro no Maranhão, será apresentado, às 20h30, no palco do Teatro Arthur Azevedo o espetáculo A Dona da História, com elenco do grupo pernambucano Duas Companhias. Dirigido por Duda Maia, com texto de João Falcão.

O espetáculo tem no palco as atrizes Lívia Falcão e Olga Ferrario. O texto retrata o encontro de uma mulher com o seu passado, com diálogos envolventes sobre suas possibilidades de vida, trazendo questionamentos a partir das escolhas feitas pela personagem em relação ao grande amor. Duração de 60 minutos com classificação livre.

Serviço:

O QUÊ: Cartas de um outubro que virou novembro
QUANDO: Domingo (15) às 18h
ONDE: Teatro Alcione Nazaré
INGRESSO: Retirada na bilheteria 1 hora antes da sessão

O QUÊ: Sintética Idêntica ao Natural
QUANDO: Domingo (15) às 19h
ONDE: Espaço Guest House (Rua da Palma-Centro)
INGRESSO: Retirada na bilheteria 1 hora antes da sessão

O QUÊ: A Dona da História
QUANDO: Domingo (15) às 20h30
ONDE: Teatro Arthur Azevedo
INGRESSO: Retirada na bilheteria 1 hora antes da sessão

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!