Madrigal Santa Cecília apresenta o concerto “A Música Sacra do Brasil”

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Madrigal Santa Cecília apresenta o concerto “A Música Sacra do Brasil”




As mais belas peças da música sacra brasileira serão revisitadas hoje, a partir das 19h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (ou São Benedito), na Rua do Egito, e no dia 27, Paróquia São Paulo Apóstolo (Renascença), pelo Madrigal Santa Cecília por meio do concerto “A Música Sacra do Brasil”. As apresentações fazem alusão ao Dia de Santa Cecília, a ser comemorado no próximo domingo, 22. A santa é padroeira dos músicos, da arte sacra e dos poetas, além de servir de inspiração pra o grupo coralístico maranhense.
Sob regência do mestre Giovanni Pelella, o Madrigal Santa Cecília virá com 25 componentes. O repertório traz 14 peças de autoria dos compositores Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746 – 1805), Luís Álvares (Alves) Pinto (1719-1789) e Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830).

“Todo ano realizamos homenagens a Santa Cecília, mas neste optamos por sair do comum e fazer música sacra. De autores brasileiros, somente. De todas as peças, oito são do Pe. José Maurício Nunes Garcia, o maior autor brasileiro de música sacra. Ele era contemporâneo de Vivaldi, mas não se aproxima do que o italiano foi. Precisamos preservar o que é da nossa terra e escolhemos algumas das melhores peças já criadas por brasileiros”, disse o mestre Giovanni Pelella.
O regente do Madrigal comentou que ao contrário do ano passado, em que o grupo realizou um espetáculo no Teatro Arthur Azevedo com grande iluminação e cenário para entreter o público, as novas apresentações viram em caráter de concerto. “Não há lugar melhor para cantar música sacra do que em uma igreja. É mais tranquilo, tem aquela penumbra que cria certo clima, além da acústica que é fenomenal”, comentou Pelella.
Para facilitar o acesso do público a música erudita, folders com a letra das peças tanto no original em latim quando na tradução em português serão entregues. “A música antiga é concentrada na palavra, no significado da letra. As notas são apenas um revestimento, então, nós vamos empregar o programa com a letra original e a tradução para que o pessoal saiba o que estamos cantando. Grande parte das músicas sacras foi composta em latim, então daremos ao público um material para que eles nos acompanhem”, observou o regente.
Madrigal - O grupo foi formado inicialmente por um grupo de cantores com experiência em canto coral e fundadores do Coral da Universidade Federal do Maranhão. Para alimentar lembranças, em 2001, decidiram cantar nas comemorações do jubileu de prata do Femaco – Festival Maranhense de Coros. A partir deste momento fundou-se o Madrigal Santa Cecília sob a regência do prof. Giovanni Pelella e com a colaboração de outros cantores.
Em 2010, o grupo foi convidado a levar o espetáculo “Cantos do Brasil” para a Itália. Foram realizadas 22 apresentações nas cidades de Milão, Verona, Pádua, Veneza, Florença, Gênova, Chiavari, Santo Stefano, Assis, além da participação no VI Festival Internacional de Canto Coral em Roma e no Vaticano.
Atualmente, o grupo traz em sua formação os sopranos Agripina Serejo, Graça Pelella, Mary Jane Oliveira, Selma Rodrigues, Cileda Cantanhede, Tema Ferreira, Rosário Carvalho, Joseilde Fonseca e Eline Cardoso. Tem Maria do Carmo, Cécera Nogueira, Goretti, Valois, Roza Santos, Benigna Sodré, Remédios Leal, Nilza Cantanhense e Zezeth Pinto como contraltos, além de Moises Silva, Miguel Filho e Uberlan Fonseca como tenores e os baixos Francisco bastos, Osvaldo Pereira, Nonato Pinheiro e Marx Fernandes. Lucia Correira é a solista, Andréia Rodrigues a organista e Mario Cella o coordenador.
Serviço
O quê: Concerto “A Música Sacra do Brasil”, com o Madrigal Santa Cecília
Quando e Onde: Hoje, a partir das 19h, na Igreja N. S. do Rosário dos Pretos (ou São Benedito), na Rua do Egito; dia 27, às 19h, na Paróquia São Paulo Apóstolo (Renascença)
Ingressos: R$ 20,00


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!