Fuzileiros Fuzarca festejam 2014 com “Carnaval” na Madre Deus
A direção do bloco carnavalesco Fuzileiros da Fuzarca (FF), um dos mais antigos do Maranhão, confirma para o dia 1º de janeiro de 2014 o tradicional cortejo carnavalesco em comemoração a chegada do ano. A concentração terá início às 14h, na sede da agremiação que na Rua Afrânio Peixoto, de onde sairá percorrendo as principais ruas do bairro da Madre Deus.
“Assim como vamos nos lembrar de tantos outros sambistas e demais integrantes que passaram pelos Fuzileiros da Fuzarca. Trata-se de começarmos o ano com muita alegria, desejando a todos os foliões paz e muita saúde”, disse a presidente do FF, Maria da Graça.
Os Fuzileiros da Fuzarca lembram, ainda, a todos os brincantes, visitantes e foliões de São Luís que o bloco já está promovendo sempre aos domingos, a partir das 14 horas, o tradicional ensaio da bateria, das pastoras e da porta-estandarte na sede da agremiação. Traga sua alegria. A entrada é gratuita.
Tradição e história - Composto por cerca de 100 componentes (ritmistas e pastoras), o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado em 11 de fevereiro de 1936 por poetas e compositores apaixonados por samba e carnaval - o último bloco sobrevivente dos grupos tradicionais da década de 1940. Cristóvão Colombo da Silva, o popular “Alô Brasil”, Sandoval Silva, Mané Caju, Pedro Pantaleão, Astrogildo Silva, Carlos Moreira, José João foram os iluminados menestréis que deram vida a uma das mais puras tradições da cultura popular do Maranhão.
O ritmo cadenciado, produzido pelas ritintas, taróis-de-mão e duas-por-uma, instrumento de percussão cobertos com couro de bode e carneiro, além do preto e do branco, cores usadas e da estrela nas confecções das fantasias, são as marcas inconfundíveis dos Fuzileiros da Fuzarca.
0 comentários:
Postar um comentário