Cineasta maranhense com filme em destaque na Bahia

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Cineasta maranhense com filme em destaque na Bahia

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
O novo filme do cineasta Frederico Machado chama-se “Boi de Lágrimas”, com cinco atores no elenco. A estreia acontecerá na Mostra Contemporânea de Cinema Nordeste, na Bahia, no próximo dia 16. Machado será o grande homenageado da Mostra, escolhido entre muitos como um dos nomes do cinema nordestino contemporâneo. Ao longo da programação do festival, serão exibidos outros filmes da carreira de Frederico Machado, como “Lamparina da Aurora” (2017), “O Signo das Tetas” (2015) e “O exercício do caos” (2013)
.
O filme “Boi de Lágrimas” será exibido, gratuitamente, em diversos cinemas no segundo semestre e só participará de festivais como convidado. Segundo Frederico Machado, a obra é uma experiência do fazer cinematográfico. “É um filme mais radical e, ao mesmo tempo, mais simples, em termos de produção. É sobre a questão das manifestações populares e como elas afetam a sociedade como um todo. Ela que dá dignidade e vida para grande parte da população mais carente, mas ainda assim, não é salvação. E um filme social. Sem sombra de dúvida, é meu filme mais social”, analisa o cineasta, comparado a Glauber Rocha pelo crítico de cinema Marco Fialho, do Rio de Janeiro.
O filme de Frederico Machado foi escolhido pela Associação de Críticos de Cinema Brasileiro como o filme da Sessão de Agosto/Setembro e percorrerá quase 20 cidades brasileiras com debates. “Já é mais uma vitória. É um filme que foge de minha concepção que tinha como obra. Mas, ainda assim, meus temas estão todos lá. Família, relação da arte com a sociedade, a questão do tempo, devastador de tudo e ainda imperfeito, a questão religiosa, a morte e a questão existencial, o ciclo da vida, com um nascimento, o caráter experimental que trato o cinema”, complementa o maranhense.
Machado diz ainda que a obra reflete a dignidade que ele tenta tratar seus personagens. “Apesar se serem personagens fragilizados e que carregam sempre dores grandes. Mas há dignidade. Essa dignidade que trato os seres humanos de meus filmes é um ponto a sobressair no meu cinema”, finaliza.
Ganhador de mais de 100 prêmios internacionais, Frederico Machado é filho dos poetas Nauro Machado e Arlete Nogueira da Cruz e um dos grandes destaques do cinema maranhenses, com filmes tocantes e carregados de simbolismos.



0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!