Casa do Tambor de Crioula é inaugurada na Praia Grande

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Casa do Tambor de Crioula é inaugurada na Praia Grande

Foi inaugurada na ultima sexta feira (13), a casa do tambor de crioula, a casa fica localizada na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís. O imóvel, que estava em processo de deterioração e já sofreu até um incêndio, recebeu um investimento de mais de 1 milhão e conta com quatro andares prontos para receber amantes do tambor de crioula. a Casa foi pensada, sobretudo, para ser um local de encontro e transmissão de saberes associados ao Tambor de Crioula. No mesmo dia, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveu, também, a abertura de uma exposição e o lançamento de publicação sobre o bem cultural.O espaço conta ainda com áreas para realização de oficinas de dança, percussão, auditório,O espaço conta ainda com áreas para realização de oficinas de dança, percussão, auditório, salão de exposição e uma biblioteca.
casa do tambor de crioula
Com a criação da Casa do Tambor, será atendida uma das principais demandas dos detentores, que é ter um equipamento cultural com suas referências, com o objetivo de promover a difusão e reprodução desse bem cultural.
O Tambor de Crioula, reconhecido em 2007 pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.
Ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!