100 anos de Nelson Mandela

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

100 anos de Nelson Mandela

Resultado de imagem para nelson mandela

"Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, da sua origem ou da sua religião. Para odiar, é preciso aprender. E, se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar." – Nelson Mandela

No dia 18 de julho, Nelson Rolihlahla Mandela completaria 100 anos de vida. Ativista dos Direitos Humanos e o primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela se tornou um símbolo mundial e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993.


Seu governo na África do Sul durou 5 anos (1994-1999), mas antes disso, durante 20 anos, ele dirigiu uma campanha pacífica e sem o uso de armas contra o governo sul-africano e suas políticas racistas. Iniciando em 1962, Mandela foi condenado a 27 anos de prisão por delitos políticos. Depois de anos lutando de forma não-violenta, o ativista começou a acreditar que somente as forças armadas poderiam ajudar a ter sucesso em seus protestos para a mudança do governo africano.

Prisão

Em 1961, Mandela comandou uma greve nacional trabalhista que durou 3 dias. No ano seguinte, foi preso e sentenciado a 5 anos. Mais tarde, ele foi julgado novamente e dessa vez com mais 10 outros líderes do Congresso Nacional Africano (CNA). Todos foram condenados a prisão perpétua por crimes políticos. Ele passou 18 dos 27 anos na prisã de Robben Island, localizada a 11km da Cidade do Cabo, e acabou contraindo tuberculose. Por ser negro e estar envolvido em conflitos políticos, ele recebeu o mais simples dos tratamentos, mas mesmo assim sobreviveu à doença.
Ainda na prisão, participou de um programa da Universidade de Londres para jovens na prisão e se formou como bacharel em Direito. Em 11 de fevereiro de 1990, Mandela foi solto após algumas tentativas de acordo do atual presidente com o ativista. Um dos acordos era para que as lutas de Mandela cessassem, mas ele não aceitou. Os acordos começaram em 1982, porém, só tiveram fim 8 anos depois. Com a saída de Mandela da prisão, o CNA foi banido pelo governo africano.
Presidência
Em 27 de abril de 1994, a África do Sul realizou sua primeira eleição democrática. Nelson Mandela, com 77 anos, foi eleito o primeiro presidente negro em maio de 1994. Durante seu mandato, realizou um trabalho para promover a transição do regime minoritário e o apartheid* para o governo, que em sua maioria era negro. Ele usou o esporte para unir brancos e negros e conseguiu fazer com que o odiado time de rúgbi fosse apoiado pela população sul-africana. Esse acontecimento ficou marcado mundialmente e pode te ajudar falar sobre o papel do esporte na nossa sociedade. O cuidado com a economia africana, que estava a beira de um colapso, também fez parte do mandato de Mandela. Empregos, habitações e cuidados com a saúde foram gerados durante sua presidência.
Em 1996 foi assinada uma nova Constituição para a nação onde o governo central seria baseado no governo da maioria, e os direitos das minorias e a liberdade de expressão do povo seriam aceitos e colocados em prática.
*Apartheid foi uma política racial implantada na África do Sul em que os brancos, em sua minoria, tomavam decisões políticas, enquanto os negros apenas as acatavam.
Mandela Day
Em 2009, o aniversário de Nelson Mandela foi declarado como “Mandela Day”, que segundo o Centro de Memória Nelson Mandela é um dia de inspiração para todos os cidadãos do mundo se encorajarem e agirem da mesma forma em que Mandela agiu. “O senhor Mandela deu 67 anos da vida dele lutando pelos direitos da humanidade. Tudo o que pedimos é que todo mundo dê 67 minutos de seu tempo ou oferecendo suporte de caridade ou servindo sua comunidade local”, aconselhou o Centro de Memória.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!