MARACANÃ: O batalhão gigante que não pode faltar nos arraiais do Maranhão

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

MARACANÃ: O batalhão gigante que não pode faltar nos arraiais do Maranhão

Resultado de imagem para boi de maracanã

O Boi de Maracanã se prepara para o São João e vai pontificar em vários eventos, entre oficiais e particulares; no dia do seu batizado, 23 de junho, lançará DVD e CD em homenagem póstuma ao cantador Humberto

A rica tradição dos bois de matraca está na concentração para invadir os terreiros no São João 2018. Entre os mais expressivos, está o Boi de Maracanã, um dos mais requisitados para evoluir nos arraiais e nos diversos eventos particulares promovidos na capital e interior do estado nesta época do ano. O batalhão reunirá 350 componentes usando indumentárias, e em suas andanças pelos arraiais (transladado em dez ônibus fretados), agregará quase mil pessoas, entre brincantes e mutucas (pessoas que acompanham os grupos folclóricos nas noites de São João).


Segundo a presidente da manifestação centenária, Maria José de Lima Soares, Maracanã já recebeu vários convites, tanto para apresentações neste mês de maio, quanto para o período de junho. Independentemente, o grupo prossegue com os ensaios, que terão continuidade neste sábado (26) e nos dias 12 e 9 de junho, em sua sede, na instância urbana de Maracanã. O projeto do Boi de Maracanã tem apoio da Cemar e do SESC.
Hoje, o boi participará da festa em homenagem aos 100 anos do bairro Liberdade, na Praça do Viva Liberdade. A apresentação está confirmada para 23h. O bolo de aniversário será partido à meia-noite. Amanhã, os brincantes estarão na Madre Deus, onde participarão da “Festança no Ceprama”, ao lado de outros grupos folclóricos. O Boi desembarcará na arena às 22h.
O batalhão é formado por vários personagens, entre caboclos de pena e de fita, índias, tocadores de matracas, o Nêgo Chico, e ainda pelos cantadores da linha de frente: Ribinha, Humberto Filho, Toinho Rocha e Manoel Victor, este último com 16 anos, neto do cantador Humberto de Maracanã, falecido em 2015. O batizado dos brincantes está marcado para o dia 23 de junho, na sede, com o lançamento do DVD, em memória da vida e da obra de Humberto de Maracanã, e do CD, com 15 toadas. “Ambos produzidos graças ao incentivo do Itaú Cultural”, destaca Maria José de Lima Soares.
Nos terreiros, o Boi de Maracanã apresentará novas toadas, entre elas, a carro-chefe, “Lá vai firmeza de São João”. A programação ainda não está fechada, mas estão confirmadas apresentações nas festas juninas do Banco do Brasil e do Sesi Araçagi (22 de junho), Associação dos Bancários (24 de junho) e SESC (27 de junho). Aprovada com nota máxima no edital do Governo do Estado, a manifestação folclórica está garantida nos arraiais oficiais, mas a agenda ainda será divulgada. O grupo é presença confirmada também nas festas de São Pedro, na Capela de São Pedro (Madre Deus), dia 29 de junho, e de São Marçal, na Avenida São Marçal (João Paulo), no dia 30 de junho.
Na sede, um batalhão de colaboradores cuida da confecção das novas indumentárias

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!