Com AML dividida, eleição para Cadeira 18 termina empatada
Tecnologia do Blogger.

Com AML dividida, eleição para Cadeira 18 termina empatada


Momento da apuração dos votos, no fim da tarde de ontem, na Academia Maranhense de Letras


Salgado Maranhão e Elsior de Sousa e Silva Coutinho receberam 19 votos cada; resultado é considerado inédito na história da Academia Maranhense de Letras; nova eleição deverá ser realizada em 120 dias

A eleição para a Cadeira nº 18 – cujo patrono é Sousândrade – da Academia Maranhense de Letras (AML) terminou empatada. Em pleito realizado no fim da tarde de ontem,17, na sede da instituição, na Rua da Paz, Centro, dois dos três candidatos inscritos - Salgado Maranhão e Elsior de Sousa e Silva Coutinho - receberam, em três votações sucessivas, o mesmo número de votos: 19. Segundo o regimento interno da Casa, nova eleição deverá ser realizada em até 120 dias.

O presidente da AML, Benedito Buzar, disse que o empate na eleição é algo inédito na história da entidade. “Pelo que sabemos, não há qualquer registro de algo parecido. Nem na história do país”, frisou. Além de Salgado Maranhão e Elsior de Sousa e Silva, o jornalista Herbert de Jesus Santos também estava entre os candidatos, no entanto, não foi votado.
Após a promulgação do resultado, os candidatos foram informados sobre a votação. A partir da semana que vem, segundo a diretoria da AML, será aberto o novo período de inscrições para candidatos que pleiteiem a Cadeira nº 18. Qualquer pessoa (incluindo os candidatos que estiveram na votação de ontem) poderão se interessar pela vaga. “Inclusive o Salgado [Maranhão], o Elsior [de Sousa e Silva Coutinho] e o Herbert [de Jesus Santos] poderão se inscrever. Assim como qualquer outra pessoa, desde que atenda aos requisitos da casa”, frisou Buzar.
Após a fase de inscrições, será nomeada uma comissão formada por três imortais que avaliam os requisitos dos candidatos. Em contrapartida, o (a) interessado (a) que demonstra interesse na vaga deve apresentar currículo e produção literária. A Cadeira nº 18 tem como fundador, Clodoaldo Freitas.
Saiba mais
No dia da eleição, os membros devem se reunir para votação, que pode ser presencial ou por correspondência. Para ser eleito, o concorrente precisa atingir a maioria absoluta de votos da casa. Após a apuração, os votos são incinerados.
Frase
“Pelo que sabemos, não há qualquer registro de algo parecido. Nem na história do país”
Benedito Buzar
Presidente da AML

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!