Casa de Nhozinho abre as portas para ensaio de grupos folclóricos com visitantes do museu

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Casa de Nhozinho abre as portas para ensaio de grupos folclóricos com visitantes do museu



Na segunda edição dos Ensaios Juninos no Museu, as tardes e as noites de sábado, até o dia 2 de junho, serão de integração entre os grupos folclóricos e os visitantes do Museu Casa de Nhozinho. A direção da Casa transformou o pátio do museu em um espaço democrático, onde estão acontecendo, desde o último sábado (19), os ensaios dos grupos de Bumba Meu Boi, de cacuriá e das demais atrações artísticas de danças do período junino.


O acesso aos ensaios dos grupos é pela Rua de Nazaré, com início às 15h, no Centro Histórico de São Luís. A entrada é gratuita. O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Maranhão e executado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), por meio da direção artística do museu Casa de Nhozinho.

“O projeto tem duas intenções, e uma delas é que os grupos venham ensaiar no museu; a outra é que as pessoas sejam incentivadas a visitar a nossa casa. Queremos realizar uma interação entre grupos folclóricos e visitantes do museu, além de aumentar a visibilidade do espaço e proporcionar a movimentação no Centro Histórico de São Luís neste período”, diz a pesquisadora, turismóloga e diretora do Museu Casa de Nhozinho, Lilian Brito.

A gestora ressalta que, além dos grupos poderem apresentar suas manifestações artísticas, eles passam a ter acesso à cultura que a casa oferece. “O nosso objetivo é de reunir todos esses grupos para ensaiarem aqui no pátio, além de propiciar a oportunidade de os integrantes conhecerem o museu e dos visitantes e turistas interagirem com o grupo. Podendo inclusive aprender a dançar ou tocar algum instrumento”, explica a pesquisadora.

Os ensaios estão sendo realizados de forma gratuita por grupos que representam as mais diversas manifestações culturais e que têm relação direta com o período junino do Maranhão. A iniciativa será uma forma de incentivar a população e os turistas a se aproximarem da cultura popular a partir de oficinas de música e dança, realizadas pelos próprios grupos no pátio do museu. Já os ensaios servirão de estímulo para que a população entre no clima do São João.
Programação Ensaios Juninos no Museu
26/05 – Sábado
15h – Bumba meu boi de São Simão (Orquestra do Munim)
16h – Cacuriá do ASC (Dança Regional)
17h – Bumba meu boi Unidos Venceremos (Zabumba)
18h – Cacuriá de Dona Teté (Dança Regional)
19h – Bumba meu boi de Guimarães (Zabumba)
02/06 – Sábado
16h – Bumba meu boi Brilhoso do Sol e Mar (Orquestra da Ilha)
17h – Bumba meu boi Mirantes da Ilha (Orquestra da Ilha)
18h – Bumba meu boi da Liberdade (Zabumba

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!