UFMA leva linguagem do cinema para 120 alunos da U.I. Barbosa de Godóis

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

UFMA leva linguagem do cinema para 120 alunos da U.I. Barbosa de Godóis



Gerações de estudantes da Unidade Integrada Barbosa de Godóis, no Monte Castelo, em São Luís/MA, referenciaram a escola pelo sucesso nacional no handebol. Nessa segunda-feira (16), 120 alunos da unidade conhecerão a linguagem cinematográfica e terão em suas mãos a oportunidade de produzirem filmes. A ação formativa acontecerá pela manhã, no Cineteatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA.


A ação integra o ‘Cinema em Todo Lugar’, projeto da Universidade Federal do Maranhão, via Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), em parceria com o Governo do Maranhão (Seduc). Realizado desde 2014, o projeto visar ampliar o circuito de exibição de filmes não comerciais de cinema no Estado, com a estratégia de levar a sala de cinema às escolas e as escolas para espaços culturais promotores de eventos cinematográficos. Para saber mais sobre essa ação acesse: www.cultura.ufma.br ou ligue 98 3272 9635.

Segundo a diretora do Dac, Fernanda Santos Pinheiro, coordenadora geral do projeto, “a função social e pedagógica do audiovisual vai além da projeção. Promove  atividades para inserir a formação da linguagem audiovisual no sistema regular de ensino”, disse a coordenadora. Em sua quarta edição, o ‘Cinema em Todo Lugar’ contará com o trabalho conjunto das educadoras Ione Coelho e Luciana Alves, da equipe da Seduc.

Nessa segunda-feira, os alunos participarão de uma roda de conversa sobre a linguagem do cinema e das oficinas de ‘pixilation’ e ‘flipbook’, onde os filmes serão produzidos e sonorizados. Neste ano, estão previstas até dezembro a realização de seis ações formativas do Projeto. Cada ação terá dois facilitadores, um especialista sobre o tema do filme e um cineasta convidado. Nessa primeira edição a cineasta convidada é Ana Carolina Sousa, formada pela Escola de Cinema do Maranhão, com especialização em direção e roteiro.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!