Supremo diz que Lula terá de cumprir prisão

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Supremo diz que Lula terá de cumprir prisão


Lula participou de manifestação em SP, antes do julgamento

Maioria dos ministros entendeu que o ex-presidente terá que cumprir pena de 12 anos após esgotados tos os recursos contra a decisão do TRF-4

O Supremo Tribunal Federal decidiu ontem, por 6 votos a 5 negar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Habeas Corpus para impedir que ele seja preso após esgotados os recursos, em segunda instância, contra sua condenação a 12 anos de prisão. Votaram contra o recurso de Lula os ministros Edison Fachin, Alexandre de Morais, Luiz Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e a presidente da Casa, Cármen Lúcia; pela concessão do Habeas Corpus se manifestaram Gilmar Mendes., Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e decano Celso de Mello.

A tese defendida pelos advogados de Lula era a de que, segundo a Constituição, "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Por isso, argumentam que Lula não pode ser preso em razão da decisão do TRF-4, um tribunal de segunda instância, porque entendem que a prisão só pode ser executada após o esgotamento de todos os recursos em todas as instâncias da Justiça – incluindo o Superior Tribunal de Justiça, STJ e a quarta, o próprio STF.

Mas, em 2016, por 6 votos a 5, o Supremo decidiu que é possível a decretação da "execução provisória" da sentença – ou seja, a prisão – após condenação em segunda instância, mesmo que o réu ainda tenha condições de recorrer ao STJ e ao STF. Ações em tramitação na Corte visam mudar esse entendimento.

Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a preservação da decisão do STF de 2016 é importante para combater a impunidade. Ela também defende que o habeas corpus seria "incabível" por contrariar decisões liminares do Superior Tribunal de Justiça e do próprio Supremo.

Votação
Confira em continua...


O relator do caso, ministro Edson Fachin negou a concessão do habeas corpus preventivo solicitado pela defesa de Lula.

O ministro Gilmar Mendes, que seria o oitavo a votar, pediu para se manifestar após o relator devido a uma viagem a Portugal. E votou favoravelmente ao habeas corpus, defendendo que a pena só comece a ser cumprida após a confirmação da condenação em terceira instância – no STJ.

Em voto contrário ao pedido de Lula, o ministro Alexandre de Moraes argumentou não ver ilegalidade ou abuso na decisão do STJ que permitiu a prisão após a condenação de segunda instância, por se basear em entendimento do próprio STF.

Ao votar contra o pedido de Lula – e autorizar a prisão, portanto –, Luís Roberto Barroso disse não desconsiderar o fato de tratar-se de um ex-presidente que deixou o cargo com aprovação popular.

Quarta a votar, a ministra Rosa Weber - cujo voto era o mais esperado - também mudou o entendimento e seguiu o relator, decidindo pela prisão em segunda instância. Em seguida, o ministro Luiz Fux também proferiu seu voto contra o Habeas Corpus de Lula.

Dias Toffoli votou a favor de Lula, botando o placar em 5 a 2. Depois dele, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello também votaram favorável à concessão do habeas corpus, fixando em 5 X 4 o resultado. Oito horas e meia após iniciado o julgamento faltavam votar o decano do tribunal, ministro Celso de Mello, além da presidente, Cármen Lúcia, caso fosse necessário.

Melo votou pela concessão do Habeas Corpus, empatando o julgamento em 5 X5. Caberia à presidente estabelecer a maioria.

A defesa de Lula invocou o Regimento Interno da Corte para alegar que, em caso de Habeas Corpus, a presidente não poderia votar. Mesmo assim, ela decidiu pela não concessão do Habeas Corpus.

Mais

Lula inelegível

A decisão sobre a prisão de Lula nada tem a ver com sua candidatura a presidente. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, Lula ficou inelegível com a decisão do TRF-4. Mas isso será decidido pelo TSE.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!