Complexo Cultural Bumba meu boi pode se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Complexo Cultural Bumba meu boi pode se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade


Além de ser uma brincadeira daquelas boas de participar ou assistir, o Bumba meu boi, presente em todo o Estado do Maranhão é também um complexo ritualístico que envolve formas de expressão musical, coreográfica, cênica, plástica e lúdica. Considerado Patrimônio Cultural do Brasil desde 2011 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Complexo Cultural do Bumba meu boi pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 


O primeiro passo para o reconhecimento internacional concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) será dado nesta quinta-feira, 5 de abril, com a entrega do dossiê de candidatura do bem cultural ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Acompanhada da secretária executiva do Ministério da Cultura, Mariana Ribas; a presidente do Iphan, Kátia Bogea; o diretor do Instituto de Patrimônio Imaterial, Hermano Queiroz; e o superintendente do Iphan no Maranhão, Mauricio Itapary, entregarão o dossiê de candidatura à diretora do Departamento Cultural do Itamaraty, ministra Paula Alves de Souza.


A previsão, destaca Mariana Ribas, é que o Comitê do Patrimônio Imaterial decida sobre a inserção do bem brasileiro na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade já no próximo ano, 2019. ”Esperamos que toda essa magnitude também receba o reconhecimento internacional”, disse. A coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, também participa da cerimônia.

O caminho percorrido para se chegar a esta etapa teve início ainda em agosto de 2011 – logo após o reconhecimento nacional, quando o Comitê Gestor do Complexo Cultural do Bumba meu boi passou a construir e implementar o Plano de Salvaguarda da celebração. Em 2012, o Comitê solicitou ao Iphan que fosse preparada a candidatura do Bumba meu boi para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. “Esse trabalho é resultado de uma estreita parceria com a comunidade, pesquisadores, gestores estaduais e municipais que compreendem o potencial desse bem cultural não apenas como uma legítima manifestação cultural, mas também como um vetor de desenvolvimento econômico e social”, ressalta a presidente do Iphan, Kátia Bogea.

O Complexo Cultural do Bumba meu boi está presente em todo o Estado do Maranhão, dividido em cinco principais estilos conhecidos como sotaques: Matraca, Orquestra, Zabumba, Baixada e Costa-de-mão. Contabiliza-se mais de 400 grupos, localizados nas zonas urbana e rural de São Luís e em, pelo menos, 75 municípios do estado. Para Claudia Regina, que vivencia desde menina a brincadeira, e hoje dança como vaqueira no Boi de Leonardo do sotaque de Zambumba, a possibilidade do reconhecimento internacional vem fortalecer ainda mais a manifestação cultural ao divulgá-la para o mundo. “Meu pai, Leonardo Martins Santos, fundou em 01 de maio de 1956 um grupo de Boi atuante até hoje, e que carrega seu nome. Então é uma alegria imensa que um bem cultural do Maranhão seja candidato a um título internacional”.

Participar da manifestação extrapola a ideia de ser parte de um grupo. Para além da unidade mais estreitamente ligada às celebrações do Boi, os praticantes se identificam como uma grande comunidade boieira, comungando a mesma visão de mundo que envolve religiosidade católica, cultos de matriz africana de diversas tradições, crenças e ritos. É o que explica o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz. “Para os participantes, integrar o Bumba meu boi é motivo de orgulho e devoção, de modo que há quem traduza seu compromisso com o Boi comparando-o a uma religião”.

O Brasil já possui cinco bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: a Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e a Roda de Capoeira (2014). 
A Celebração


Bumba meu boi é uma festa tradicional na qual a figura do boi é o elemento central, porém, por reunir outras expressões culturais, se configura num complexo cultural que extrapola o aspecto lúdico da brincadeira para fazer sentido como uma grande celebração. Nela o centro gravitacional é o boi, o ciclo vital e o universo místico-religioso. 

O Bumba meu boi é vivenciado pelos brincantes ao longo de todo o ano, sendo que as apresentações ocorrem em todo o estado do Maranhão e concentram-se durante os festejos juninos. Seu ciclo festivo e de apresentações pode ser apreendido em quatro etapas: os ensaios, o batizado do boi, as apresentações e a morte. O bem foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil, sendo inscrito no Livro de Registro de Celebrações, em 30 de agosto de 2011.

Serviço:
Data: 05 de abril 
Horário: 11h
Local: Sede do Iphan 
Endereço: SEPS - Quadra 713/913 - Bloco D - Edifício Iphan – Brasília DF


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!