Reitora da UFMA, Nair Portela, e classe artística reinaugurarão o Palacete Gentil Braga nesta sexta

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Reitora da UFMA, Nair Portela, e classe artística reinaugurarão o Palacete Gentil Braga nesta sexta


A reitora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), professora doutora Nair Portela, gestores públicos municipais, estaduais e federais, classe artística e a comunidade em geral celebrarão a reabertura do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA, nesta sexta-feira (20), às 18h, com uma programação cultural especial. A reinauguração do imponente prédio colonial integra as comemorações de aniversário dos 51 anos da Ufma e avançará a nova política da extensão cultural da instituição.


A programação de reabertura do Palacete terá início com o descerramento da placa comemorativa pelos dirigentes da Ufma, Iphan (Ministério da Cultura) e autoridades convidadas. Em seguida haverá a vernissage da exposição coletiva ‘Entrelaços’, que reúne trabalhos de 19 artistas visuais: Vidotti, João Ewerton, Rosilan Garrido, Larisssa Menendez, Gê Viana, Airton Marinho, Romana Maria, Paulo César, Murilo Santos, Ciro Falcão, Cláudio Costa, Donato, Péricles Rocha, Ana Borges, Regiane Caire, Silvana Mendes, Uimar Júnior e Marlene Barros.


A visitação poderá ser feita de 30 de outubro até 30 de novembro deste ano, das 9h às 12h e das 14h às 18h. A mostra tem apoio da Fundação Sousândrade, TV Ufma, Gráfica Universitária e Universidade Fm. Saiba mais: (www.cultura.ufma.br).

A nova estrutura funcional do Palacete Gentil Braga possibilitará a Ufma avançar em sua nova política cultural. É formada por salas de aula, salas de oficinas, espaços para atividades audiovisuais, música, artes visuais, biblioteca e administração. Com a reforma, o Palacete Gentil Braga ganhou o cineteatro Aldo Leite, com capacidade para 150 pessoas. É composto por foyer, palco, camarim, cabine de controle de som, imagem e projeção.

O primeiro pavimento será ocupado por uma sala de recepção, gabinete, assessoria de imprensa e sala de reuniões, além de duas salas de divisão técnica, dois espaços de exposições, sala de arquivo, sanitários femininos e masculinos, copa e almoxarifado. Incorporado ao patrimônio da Ufma na década de 70, o Palacete Gentil Braga é uma bandeira viva da cultura, educação e produção cultural brasileira. Um dos maiores símbolos da produção cultural do Maranhão. É um espaço privilegiado e democrático para a arte-educação, formação cultural profissional e manifestação artística e cultural.

Saiba mais sobre o Palacete e Gentil Braga

Gentil Braga nasceu em março de 1835. Advogado, jornalista e político combativo, entre suas obras literárias destacam-se o ‘Parnaso Maranhense’, ‘Três Liras’ e ‘Entre o Céu e a Terra’. No Palacete, Gentil Braga movimentava a sociedade da época com saraus embalados pelo talento de artistas, poetas e intelectuais da época. O casarão secular passou assim a se chamar Palacete Gentil Braga, marco arquitetônico e cultural do Maranhão.

Um dos maiores prédios de fachadas azulejadas dos fins do século XVIII. O prédio possui janelas encimadas com bandeiras ogivais, escadarias, porão alto, pátio e torreão, com suas janelas com vista panorâmica para o Centro histórico de São Luís. Semelhante aos famosos mirantes, o torreão diferencia-se por ser construído à parte. A antiga residência de famílias tradicionais e saraus culturais, hoje abriga a maior o maior tesouro do povo do Maranhão: a cultura, com suas tradições singulares, criatividade, talento e arte.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!