Projeto “Ufma Sustentável” articula substituição de lâmpadas fluorescentes por LED em prédios da Universidade

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Projeto “Ufma Sustentável” articula substituição de lâmpadas fluorescentes por LED em prédios da Universidade



A vice-reitoria da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Campus (Precam) e a 3E Engenharia garantiram recursos para a contemplação da Ufma na chamada pública de projetos da Companhia Energética do Maranhão (Cemar)– CPP 001/2016.


Por meio de um relatório diagnóstico energético, foi detectada a necessidade de introdução de novas tecnologias mais eficientes nas instalações da instituição e melhoria do consumo energético, visto que há possibilidades reais de redução do consumo de energia elétrica na Instituição. Segundo a administração da Universidade, o consumo de energia ultrapassa o valor de um milhão de reais mensalmente.

As ações de eficiência energética nas dependências da Ufma, articuladas por meio do Programa “Ufma Sustentável”, visam melhorias nos sistemas de iluminação, propondo a inserção de tecnologia LED onde atualmente são utilizadas lâmpadas fluorescentes tubulares e de descarga. Inicialmente as lâmpadas dos prédios Complexo Pedagógico Paulo Freire e Hospital Universitário serão substituídas por lâmpadas LED, garantindo êxito na execução de um dos vários objetivos do Programa “Ufma Sustentável”, instrumento de planejamento que visa instituir práticas de sustentabilidade, gestão de resíduos, arquitetura verde, eficiência energética, qualidade de vida e otimização de gastos públicos na Universidade.

Na oportunidade, o professor Fernando Carvalho, vice-reitor da Ufma destacou a importância da ação que será coordenada pela Prefeitura de Campus da Ufma. “O programa “Ufma Sustentável” participa ativamente na orientação e gestão de sustentabilidade na Universidade, servindo de articulador na garantia de eficiência energética e otimização do gasto público.”.

A Precam/Ufma forneceu dados para o pré-diagnóstico e se encarregará de administrar todo o processo de substituição das lâmpadas, reforçando a articulação interinstitucional do Programa “Ufma Sustentável”.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!