Revista Portal da Ciência destaca pesquisas em diversas áreas do conhecimento
Tecnologia do Blogger.

Revista Portal da Ciência destaca pesquisas em diversas áreas do conhecimento

A Universidade Federal do Maranhão lançou, por meio da Assessoria de Comunicação – ASCOM, o novo número da revista Portal da Ciência. A edição em versão online traz, em 48 páginas, reportagens sobre doze pesquisas desenvolvidas na UFMA em diversas áreas do conhecimento, com base nos trabalhos de alunos e professores de diferentes campus.  

A publicação, segundo o assessor de comunicação, Fernando Oliveira, é mais um instrumento desta gestão para dar visibilidade à produção dos pesquisadores da UFMA. “O fortalecimento da pesquisa na universidade passa, também, pela divulgação do trabalho científico. A revista volta a circular com a proposta de ser um canal para mostrar o que a academia tem produzido em benefício da sociedade”, explicou.
Um exemplo é o importante projeto de energia alternativa que há nove anos beneficia os moradores da Ilha dos Lençóis, em Cururupu. O sistema híbrido eólico-solar é o único em operação contínua no Brasil.
O leitor encontrará ainda reportagem sobre o projeto Jumper, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Tecnologia e Narrativas Digitais do Laboratório de Convergência de Mídias da UFMA (Labcom). O estudo explora novas tecnologias na distribuição de conteúdo jornalístico.
Outra iniciativa em destaque é o projeto desenvolvido por docentes da UFMA em parceria com pesquisadores da Universidade do Porto (Portugal), que busca tornar alguns remédios mais solúveis e aceitáveis para o organismo humano, podendo beneficiar principalmente pacientes com hipertensão, diabetes e que apresentem problemas cardíacos.
Esta edição traz também: projeto dos professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, que avalia fatores de risco durante o parto prematuro; estudo dos docentes do departamento de Educação Física sobre a influência da genética em habilidades de jogadores de futebol; pesquisa do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas práticas educativas da UFMA (Gesepe), que faz uma análise das bases conceituais dos estudos de gênero e sexualidade.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!