PRÉVIA do São João de Todos começa em 1º de junho

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

PRÉVIA do São João de Todos começa em 1º de junho

Com variedade de atrações, prévia do São João de Todos começa em 1º de junho. (Foto: Gilson Teixeira)

As festas juninas começarão mais cedo, este ano, em São Luís. A partir do dia 1º de junho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), promove uma prévia do São João de Todos, com apresentações variadas no Centro Histórico.

Na prévia junina, grupos folclóricos se apresentam às quintas-feiras, a partir das 18h, no Canto da Cultura, localizado no encontro das ruas Portugal e da Estrela. Às sextas-feiras, também às 18h, será a vez dos grupos de tambor de crioula fazerem a festa na praça da Faustina.

O São João de Todos começa oficialmente no dia 14 de junho, no circuito oficial formado pelos arraiais da praça Nauro Machado, praça Maria Aragão, Ipem e Vila Palmeira.

Com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, a programação segue até o dia 2 de julho.
O palco dos artistas maranhenses será a praça Nauro Machado, com shows às sextas-feiras e sábados. Já as atrações nacionais se apresentam aos sábados, nos arraiais do Ipem e Vila Palmeira.

Festa nos bairros

Além do circuito oficial, o Governo do Maranhão apoia arraiais em doze bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho.

O governo apoia, ainda, eventos juninos tradicionais como o encontro de grupos de bumba-meu-boi na Capela de São Pedro, na Madre Deus, realizado na virada do dia 29 de junho; e o festejo de São Marçal, no bairro João Paulo, na virada do dia 30 de junho.

O Festival de Zabumbas, que reúne grupos de bumba-meu-boi de sotaque zabumba, e o Encontro de Miolos de Boi, ambos ainda sem data definida, também foram beneficiados com o apoio cultural do Governo do Estado.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, diz que apoiar arraiais de bairro e eventos importantes como a Capela de São Pedro é uma forma de fortalecer a diversidade e a tradição do São João maranhense. Neste ano, o Governo do Estado investiu R$ 7,5 milhões para a realização das festas juninas.

Credenciamento cultural
Grupos folclóricos interessados em participar do São João de Todos podem se credenciar até o dia 23 de maio, na sede da Sectur, rua Portugal, Centro. Para o credenciamento, é necessário apresentar portfólio e documentação exigido pelo órgão, que pode ser consultada no site www.sectur.ma.gov.br.
Por meio do credenciamento cultural, técnicos da Sectur avaliam quais grupos estão aptos para participar da festa junina. A lista de habilitados será divulgada no dia 25 de maio. Desta lista, serão sorteadas as atrações que vão integrar a programação oficial do São João de Todos. Os sorteados serão divulgados no dia 1º de junho.
Recepção turística
O turista receberá atenção especial durante o São João de Todos, com recepção no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado animada por atrações juninas. Centrais de Atendimento ao Turista também serão instaladas nos arraiais do Ipem e da praça Maria Aragão, para informações e divulgação de destinos turísticos maranhenses.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!