Boi da Maioba em registro audiovisual

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Boi da Maioba em registro audiovisual

Boi grava, em seu terreiro no Viva Maioba, 12º DVD que marca os 120 anos da manifestação folclórica sob o comando dos cantadores Marcos da Maioba, Darlan e Júnior; gravação será amanhã de 22h à meia-noite e a festa vai até o amanhecer
Boi da Maioba fará a gravação do DVD amanhã
Caderno ALTERNATIVO -Jornal EMA
A trupiada do boi da Maioba, ressoando matracas, zabumbas, pandeirões e tambores-onça, se prepara para a comemoração dos 120 anos da manifestação folclórica amanhã, às 22h, em seu terreiro, no Viva Maioba, quando fará a gravação do 12º DVD. A batida cadenciada e forte dos pandeirões do bumba meu boi de sotaque de matraca dará o tom da festa que promete se estender até o amanhecer de domingo.

O presidente do grupo, José Inaldo Ferreira, explica que as imagens serão colhidas entre as 22h e meia-noite. Para tanto, foi montada uma estrutura que conta com duas tendas especialmente iluminadas para o registro audiovisual, além de todo o aparato de som. Para a captação das imagens foram destinadas oito câmeras, além de um drone que fará imagens aéreas do Viva Maioba. “Mesmo sem a ajuda dos poderes públicos, vamos fazer o DVD mantendo a tradição do grupo e com a ajuda de amigos e empresários que simpatizam com o Boi da Maioba como é o caso da Ambev, que apoia esta gravação”, diz José Inaldo.
Com apito no pescoço e maracá na mão, os cantadores são Marcos da Maioba, Darlan e Júnior, este último ex-cantador do Boi da Pindoba e que estreia este ano no grupo maiobeiro. O DVD reunirá as 18 faixas do disco lançado este mês pelo boi e ainda toadas que marcaram a trajetória centenária do grupo.
Assim, não ficarão de fora toadas assinadas por nomes como João Chiador, Danavó, Luiz Costa e Mundico de Rita. Este último, aos 80 anos, ainda compõe toadas ao lado dos cantadores do boi. “São nomes importantes para a história do grupo, que deixaram suas marcas e que vamos rememorar e eternizar na gravação do DVD”, destaca José Inaldo.
No repertório, o trio de cantadores entoa músicas inéditas que conservam a tradição. As toadas apresentam letras ligadas a temas românticos, assuntos do ambiente rural e à cidade, aos seres da natureza e enaltecimento do próprio Boi da Maioba.
Gravação
A etapa de gravação do audiovisual é apenas a primeira de uma série para que o DVD ganhe corpo. Após as imagens colhidas, é a vez da edição das imagens e finalização do trabalho que será enviado para a prensagem em Fortaleza (CE). A previsão de lançamento é em junho, durante o batizado do boi, no dia 23, em festa também no Viva Maioba.
Além da festa, o DVD trará um making off contendo a preparação do grupo para os festejos juninos. “As pessoas, às vezes, veem o boi e não imaginam como fazemos para que ele possa estar nos terreiros da cidade, o nosso trabalho, a preparação. Com as imagens extras queremos mostrar esta parte da festa também”, diz José Inaldo.
O boi da Maioba tem em sua discografia 36 discos entre vinil e CDs. É um álbum por ano. São mais de 100 mil cópias vendidas ou distribuídas. “Não conheço outro grupo folclórico ou de cultura popular que tenha feito algo semelhante. Só a Maioba atingiu essa marca”, afirma José Inaldo.
A festa, rica em cores e ritmos, reunirá 120 figurantes, como caboclos de pena, índias e rajados com grandes e pesados chapéus de fitas coloridas e estampadas, entre outros personagens do cordão. O batalhão também congregará um número incalculável de matraqueiros e pandeireiros, além da grande torcida.
Serviço
O quê
Gravação do DVD do Boi da Maioba
Quando
Amanhã, às 22h
Onde
Praça do Viva Maioba, Maioba


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!