São João de Todos homenageia grandes nomes da cultura maranhense

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

São João de Todos homenageia grandes nomes da cultura maranhense




SECOM -SECMA - Assim como aconteceu no São João de 2015, mais uma vez, grandes ícones da cultura maranhense darão nome aos arraiais programados para o São João de Todos, uma homenagem do Governo do Maranhão aos artistas que enriqueceram a cultura do nosso Estado.

O São João de Todos acontece no período de 17 a 29 de junho, nos arraiais da Praça Nauro Machado, Praça Maria Aragão (em parceria com a Prefeitura de São Luís), Parque Folclórico da Vila Palmeira e Centro Social dos Servidores do Estado (IPEM).

Na Praça Maria Aragão, Vila Palmeira e IPEM os festejos acontecerão todos os 13 dias do período junino, sempre a partir das 19h. Já o Arraial da Praça Nauro Machado funcionará nos dois fins de semana que integram o período junino, nos dias 17, 18 e 24, 25, também com início previsto para as 19h.


Arraial “Marcelino de Guimarães”
O arraial da Praça Nauro Machado na Praia Grande, Centro Histórico, homenageará o mestre do grupo de bumba meu boi de Guimarães, Marcelino Azevedo. Marcelino foi um dos intérpretes de toada mais antigos do Maranhão. E o boi de Guimarães um dos mais tradicionais, com seu sotaque de zabumba. Por sua trajetória, Marcelino foi reconhecido pelo Ministério da Cultura (MinC) como mestre em cultura popular.

Arraial “Humberto de Maracanã”
Outro artista de grande importância para a cultura maranhense dará nome ao arraial da Parque Folclórico da Vila Palmeira. Humberto Barbosa Mendes ou Humberto de Maracanã, foi compositor e cantador de toada de um dos mais tradicionais grupos de bumba meu boi no sotaque de matraca, o Boi de Maracanã. Ficou conhecido pela toada "Maranhão, Meu Tesouro, meu Torrão". Mestre em cultura popular reconhecido pelo Ministério da Cultura, ele também foi premiado como mestre da cultura brasileira no 23º Prêmio da Música Brasileira.

Arraial “Donato Alves”
Já o arraial do IPEM continuará com o mesmo nome do ano passado, homenageando o canto e compositor Donato de Paiva Alves, o Donato do Boi de Axixá. Compositor da toada “Bela Mocidade” que ficou popular no São João do Maranhão, Donato dedicou 48 anos de sua vida ao bumba meu boi de Axixá, compondo cerca de 400 toadas, que foram registradas em disco. A toada Bela Mocidade foi regravada por Maria Bethânia, e “Essas emoções”, regravada por Zeca Baleiro.

Além da programação oficial do Governo do Maranhão realizada em parceria com a Prefeitura de São Luís, a Sectur apoiará mais de dezenas de inciativas de bairros. São arraiais já tradicionais que serão apoiados pelo poder público, mas organizados pela própria comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!