Equipe da Sectur já fez vistorias em 21 ‘Faróis do Saber’
Tecnologia do Blogger.

Equipe da Sectur já fez vistorias em 21 ‘Faróis do Saber’


 
Secretário Diego Galdino

Com o objetivo de facilitar o acesso à cultura e educação nos municípios maranhense, o Governo do Maranhão está revitalizando os Faróis do Saber. Das 117 unidades existentes, 94 foram vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), a fim potencializar as atividades desenvolvidas a partir da inclusão no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite, que é ligada à Sectur.

No mês de março, a equipe da Sectur visitou as primeiras 21 unidades que serão revitalizadas, fazendo vistorias técnicas para que seja feito um levantamento e verificar as necessidades destes espaços. “Nossa equipe vai visitar cada um dos Faróis que estão sob a nossa responsabilidade para levantar as necessidades e colocá-los em pleno funcionamento, atendendo com qualidade o maior número de pessoas possível”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino.


E para que a revitalização ocorra de forma ágil e eficaz, o secretário Adjunto de Economia Criativa, Celso Brandão, juntamente com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento e o engenheiro Albino Junior estão avaliando os locais. “Estamos tentando revitalizar os faróis concedidos a Sectur, da forma mais rápida possível, porém queremos fazer todo um projeto e relatórios antes de darmos andamento a tudo” relata o secretário Adjunto de Economia Criativa.

Visitas técnicas foram feitas nos “Faróis do Saber", localizadas nos municípios de Codó, Timbiras, Coroatá, Arari, São Mateus, Matões do Norte, Miranda, Santa Rita, Bacabeira, Morros, Rosário, Matões, Timon, Caxias, Coelho Neto, Aldeias Altas, São João do Sóter, Paulo Ramos, Bacabal, Olho d’Água das Cunhãs e Lago do Junco.

A secretaria irá fazer o planejamento, a coordenação e a execução da política estadual de cultura, como administrar os espaços culturais, além da promoção, assessoria e defesa, sob a ótica educacional e comunitária, estimulando a incorporação de hábitos na população e visando à promoção da qualidade de vida.

A Rede Estadual de Bibliotecas “Faróis do Saber”, tem a finalidade de servir de suporte aos programas de cultura e conhecimento, integrando-se aos processos culturais e educativos desenvolvidos no âmbito do Poder Executivo. Outro item é que os recursos para a manutenção da Rede integrarão o orçamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

As visitas técnicas estão servindo para avaliar a questão física de cada farol, acessibilidade física, atualização de acervo entre outros elementos para o conforto e segurança.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!