Em cidades grandes, 52% das obras do PAC Saneamento têm problemas

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Em cidades grandes, 52% das obras do PAC Saneamento têm problemas

Situação das 337 obras de água e esgoto em 2014 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Levantamento do Trata Brasil analisa obras de água e esgoto do PAC 1 e 2.
Problemas em projetos e licitações são apontados como motivo para atraso.

Clara Velasco
Do G1, em São Paulo

A maioria das obras de água e esgoto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas grandes cidades do país está em situação inadequada em relação a seus cronogramas, aponta um estudo do Instituto Trata Brasil divulgado nesta terça-feira (1º) e referente a 2014.
Das 337 obras planejadas para os municípios acima de 500 mil habitantes (41 cidades no total), 175 (52%) estavam paralisadas, atrasadas ou ainda não haviam sido iniciadas em dezembro do ano passado.

Já 29,1% dos projetos analisados (ou 98 obras) estavam concluídos no final de 2014. Desse total, porém, 19 obras estavam fisicamente prontas, mas ainda apresentavam pendências e não haviam sido entregues para uso público.


“As obras de água e esgoto formam uma amostra muito relevante do PAC, de R$ 21,1 bilhões, e isso é muito dinheiro. Escolhemos o recorte de cidades grandes porque teoricamente elas sabem fazer projetos, licitações. Isso agrava o quadro, pois apesar de notarmos um avanço nas obras concluídas, metade delas ainda têm problemas”, diz o presidente do instituto, Édison Carlos.
De acordo com o levantamento, os principais problemas citados pelos tomadores dos recursos das obras que estão em situação inadequada são atrasos na elaboração de projetos executivos e em licitação, dificuldades e demora na obtenção de licenças de órgãos ambientais, adiamentos por conta da crise hídrica, entre outros.

Este foi o 28º rompimento de adutora do Italuís (Foto: Flora Dolores / O Estado)

Fases do PAC

Segundo Carlos, os status das obras de cada fase do PAC são distintos e devem ser analisados de forma separada.

Das 337 obras monitoradas, 213 são do PAC 1. O levantamento aponta que 45% das obras estavam concluídas, mas 42% estavam paralisadas ou atrasadas. Já entre os 124 projetos do PAC 2, os números são ainda mais preocupantes: apenas 2% estavam concluídos. Além disso, 41% ainda não haviam sido iniciados.

“Quando fazemos a soma das duas fases, o 2 puxa o resultado geral para baixo. E mesmo o 1 puxando o resultado para cima com o percentual de obras concluídas, não podemos ignorar que 42% das obras ainda têm algum tipo de problema”, diz o presidente.
Carlos também destaca os problemas específicos de cada fase. “Quando o PAC do Saneamento começou, em 2007, o setor vinha de duas décadas sem investimentos. Assim, os projetos que foram aprovados eram projetos engavetados que precisavam ser readequados. Isso leva tempo e atrasa o processo”, diz.

Com o PAC 2, anunciado em 2011, o setor esperava que a execução fosse ser mais rápida, já que todos já tinham a experiência de participar da primeira fase. Os dados, porém, mostram outra realidade. “Comparada com a fase 1, [os contratos do PAC 2] são novos, mas é preocupante perceber que muitas obras nem começaram. Era para ser melhor que o PAC 1, mas o PAC 2 sofre de burocracia muito forte, excessiva. Sofre de lentidão de aprovação de projeto e de licitação, bem como de obtenção de licenças ambientais”, comenta Carlos.

Evolução com problemas

Da amostra total, 181 são obras de esgoto. Neste recorte, o percentual de obras inadequadas é ainda mais alto que a média das obras de saneamento no geral: 54% dos projetos estavam paralisados, atrasados ou ainda não foram iniciados.
Entre 2013 e 2014, houve um aumento no número de obras paralisadas, que passaram de 34 (19%) para 38 (21%). Ao mesmo tempo, porém, houve queda nas obras atrasadas - de 32 (18%) para 30 obras (17%). O percentual de obras concluídas também cresceu, passando de 15% para 26%.
“Houve uma evolução nas obras de esgoto, mas isso era esperado, pois muitas obras estavam bem avançadas quando fizemos esta análise no ano passado”, diz Carlos. “Mas o que percebemos é que as obras problemáticas ficam ‘saltando’ entre os status. De atrasada para paralisada, depois volta para atrasada, e assim vai. O que vai mudando nos percentuais é que as obras com andamento normal vão sendo concluídas.”
Já entre as 156 obras de água da amostra do levantamento, os números são ligeiramente melhores: 33% estavam concluídas e outras 17% estavam em situação normal de andamento. “Há sempre um interesse maior das autoridades de fazer obras de água, pois a população reconhece mais esses projetos que os de esgoto”, diz Carlos.

Apesar disso, 50% das obras estavam em situação inadequada - 19% paralisadas, 17% atrasadas e 14% não iniciadas.

“As obras de água costumam ser maiores e, por isso, tem chance de encontrar mais problemas no terreno e na execução. Há uma burocracia muito grande na forma como o projeto é aprovado. A equipe faz a sondagem de solo e registra que é fácil de escavar. Mas, se durante a obra encontra uma rocha e precisa fazer a detonação, isso faz o projeto parar e voltar tudo para trás, forçando uma reprogramação. Um episódio que devia ser rápido se torna muito burocrático”, diz Carlos.
O Ministério das Cidades foi contatado para comentar os dados do levantamento do Instituto Trata Brasil, mas não respondeu até a publicação desta matéria.

Veja abaixo as obras da amostra do estudo que estavam em situação inadequada em dezembro de 2014:

ESGOTO
Atrasada
- Aracaju (SE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO ARUANA - emissários, ligações prediais, rede, estações elevatórias.         
- Aracaju e Barra dos Coqueiros (SE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - rede, coletores tronco, ligações domiciliares.             
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - RECUPERACAO DA ESTACAO ELEVATORIA FINAL DO
ESGOTO DA AREA CENTRAL             
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - BACIA DO UNA- ETE            
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM SAMAMBAIA - Unidade de Gerenciamento de Lodo na ETE Melchior             
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SOBRADINHO, SETOR DE MANSÕES E NOVA COLINA - rede, ramais prediais, estações elevatórias, linhas de recalque.    
- Curitiba (PR) - IMPLANTACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - BACIAS DOS RIO IGUACU, BELÉM, FORMOSA, PADILHA E BARIGUI - recalque, rede, ligações domiciliares             
- Duque de Caxias (RJ) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - BAIRRO DA PAVUNA - rede, ligações.           
- Goiânia (GO) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - interceptor, linha de recalque, rede.           
- Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - rede, ligações prediais, interceptor e ETE.          
- Guarulhos (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - VERTENTE 2 ETE SÃO MIGUEL - coletores tronco, estações elevatórias, redes.            
- Guarulhos (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SISTEMAS S. JOÃO E BONSUCESSO - ETE, interceptores, coletores tronco, rede.            
- João Pessoa (PB) - IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - JD CIDADE UNIVERSITÁRIA - emissários, estações elevatórias, rede, ligações domiciliares.             
- Joinville (SC) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - rede, ligações prediais, interceptores, estação elevatória e ampliação ETE JARIVATUBA.             
- Natal (RN) - IMPLANTACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO DE CAPIM MACIO E PARTE DO BAIRRO DE NEOPOLIS - rede, estações elevatórias, emissário            
- Natal (RN) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIAS E, F, I, K, L -BAIRROS BOM PASTOR, CIDADE NOVA, FELIPE CAMARÃO, QUINTAS, PLANALTO, CIDADE ESPERANÇA - rede, estações elevatórias, emissários.             
- Natal (RN) - IMPLANTACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - BACIA LS - BAIRRO PLANALTO - rede, interceptores, emissários e estações elevatórias.            
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO SETúBAL, E PARTE DOS BAIRROS BOA VIAGEM E IMBIRIBEIRA - estações elevatórias, emissários.             
- Rio de Janeiro (RJ) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA SANTA CRUZ - rede, ligações prediais, coletores tronco, interceptores, ETE.             
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - ALEGRIA - coletor tronco.             
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - ÁREA DE PLANEJAMENTO 5 - rede, ligações prediais, coletores tronco, estações elevatórias e ETE.             
- Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - ILHA DE PAQUETÁ - estação elevatória, coletor tronco, rede, ligações prediais.             
- Santo André (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - INTERCEPTACAO DE ESGOTO PARA TRATAMENTO - CÓRREGOS TAMANDUATEÍ, COMPRIDO E CASSAQUERA - interceptores, coletores tronco.             
- Santo André (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - ramais domiciliares, redes, coletores tronco, interceptores, ligações.             
- Santo André e Mauá (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - coletores tronco e secundários.             
- São Bernardo do Campo e Diadema (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - FAVELA NAVAL - coletores tronco.             
- São Bernardo do Campo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIAS RIBEIRÃO DOS COUROS E BILLINGS MARGEM NORTE - coletores tronco, coletores secundários, elevatórias, linhas de recalque, redes, ligações.
- São José dos Campos (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - PARARANGABA - rede, ligações prediais, coletores tronco, linha de recalque, estações elevatórias e ETE.
- São Luís (MA) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - SISTEMAS ANIL,VINHAIS E SAO FRANCISCO - rede, estação elevatória, emissário, ETE, ligações prediais, subestações elétricas, kits sanitários, canteiros             
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - FAVELA PARAISOPOLIS - rede e coletores tronco
Não iniciada
- Aracaju (SE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - ZONA NORTE - rede, estações elevatórias, emissários, ligações prediais e ETEs.
- Aracaju (SE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - 2a Etapa Região Norte Aracaju - Subsistemas Jabotiana e ERQ Norte - rede coletora, linha de recalque, estações elevatórias, coletores e ligações prediais
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Belém - APA Utinga - ETE, estações elevatórias, emissários, interceptores, rede coletora, ligações.
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO ETE Sobradinho - 2a. Etapa
- Brasília (DF) - "IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - CONDOMÍNIOS LA FONT, MANSÕES ENTRE LAGOS E NOVO HORIZONTE - ramais
condominiais, rede, interceptores, estações elevatórias."
- Brasília (DF) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SETOR DE MANSÕES DOM BOSCO - ramais condominiais, rede, interceptores, estação elevatória e linha de recalque.
- Brasília (DF) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - COLÔNIAS AGRÍCOLAS ÁGUAS CLARAS, BERNARDO SAYÃO, IAPI, SMPW - ramais condominiais, rede, interceptores, estações elevatórias e linhas de recalque.
- Campinas (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Boa Vista - ETE, emissário, interceptor.
- Campinas (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -bairros Cidade Satélite Iris II e III, Solar de Campinas e Pq dos Pomares - redes coletoras, emissários, linhas de recalque e estações elevatórias.
- Contagem (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - diversos bairros - redes coletoras, interceptores, elevatórias, emissários, ligações.
- Contagem (MG) - AMPLIAÇÃO ETE Nova Contagem - 2a. Etapa
- Fortaleza (CE) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Comunidade Planalto Palmeira - rede coletora, estação elavatória, linha de recalque, ligações.
- Fortaleza (CE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -bacias CD 1 . CD 2, CD 3 - rede coletora, estações elevatórias, linha de recalque, ligações domiciliares.
- Fortaleza (CE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Bacia SE 1 - rede coletora, elevatórias, ligações, ampliação ETEs.
- Fortaleza (CE) - IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - lado sul da Lagoa do Opala - bairro Vila União - rede coletora, elevatória, linha de recalque, ligações.
- Joinville (SC) - AMPLIAÇÃO ETE Javarituba - Joinville
- Joinville (SC) - IMPLANTAÇÃO DE REDE COLETORA - BACIAS 8.1 e 9 - redes e ligações.
- Maceió (AL) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - região baixa Maceió e Portal da Barra - estações elevatórias, rede coletora, ligações prediais.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Navegantes - Bacia do Arroio da Areia - redes coletoras, ligações.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Ponta da Cadeia - bacia Arroio Dilúvio -redes coletoras, ligações.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Zona Sul - Bacia Arroio Capivara AC 2 e AC 3 - redes coletoras, ligações.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -Ponta da Cadeia - EE Bom Sucesso - rede coletora, linha de recalque.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Salso-Restinga - coletores tronco, interceptores, ligações.
- Porto Alegre (RS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Cavalhada - coletor tronco C2 - coletores tronco, ligações.
- Salvador (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - diversos bairros de Salvador - redes coletoras, estações elevatórias, linhas de recalque, ligações.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - coletor-tronco Anhagabaú, interceptores ITa-1J e ITI-7, elevatória Nova Piqueri e interligações.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -ETEs Barueri, Pq Novo Mundo, e São Miguel - interligações.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - .ETE Parque Novo Mundo, ETE ABC e ETE Barueri na Região Central - e coletores tronco e interligações.
- São Paulo, Embu- Guaçu e Embu das Artes (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - Bacia do Pinheiros RMSP, Embu das Artes - estação elevatória, coletores tronco, interligações.
Paralisada
- Belo Horizonte (MG) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - rede, ligações prediais, interceptores, estações elevatórias.
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - CONDOMÍNIOS POR DO SOL E SOL NASCENTE - rede e estações elevatórias.
- Brasília (DF) - IMPLANTACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO- COLONIAS AGRÍCOLAS VICENTE PIRES E SAMAMBAIA - rede, estações elevatórias, linhas de recalque e interceptores.
- Brasília (DF) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SANTA MARIA- SETOR RIBEIRÃO - linha de recalque."
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BRAZLÂNIA - ESTOR INCRA 8 - rede, ramais condominiais, ETE.
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SETOR HABITACIONTAL S. BARTOLOMEU/ JD BOTÂNICO - estação elevatória, rede coletora e rede interceptora.
- Contagem (MG) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA VÁRZEA DAS FLORES - rede, ligações prediais, interceptores, estações elevatórias, linha de recalque.
- Feira de Santana (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - FEIRA DE SANTANA, COMPLEMENTAÇÃO BACIA JACUÍPE - ligações prediais, rede, estação elevatória, ETE.
- Feira de Santana (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO – COMPLEMENTAÇÃO DA BACIA SUBAÉ - rede, ligações, estação elevatória, ampliação de ETE.
- Fortaleza (CE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -BACIA CE-6
- Fortaleza (CE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -BACIA SD-6
- Fortaleza (CE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA CE-4 - rede, interceptores, emissários, estação elevatória, ligações prediais, travessias.
- Fortaleza (CE) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA CE-5 - rede, interceptores, emissários, ligações prediais, travessias.
- Goiânia (GO) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - INTERCEPTOR ANICUNS MARGEM ESQUERDA E CAVEIRINHA - rede, ligações domiciliares, interceptores.
- Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - rede, estações elevatórias, linha de recalque e ETE.
- Guarulhos (SP) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - VERTENTE 3 ETE SÃO MIGUEL - coletores tronco, estações elevatórias, redes."
- Guarulhos (SP) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SUB BACIAS SB 08 E SB 09 - interceptores, coletores tronco, estações elevatórias, redes."
- Guarulhos (SP) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO VÁRZEA DO PALÁCIO - ETE, interceptores, coletores trondo, estação elevatória, linha de recalque.
- Guarulhos (SP) - COMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - São João e Bonsucesso , e Bairro Água Azul - coletores tronco, estações elevatórias, linhas de recalque, redes coletoras e ligações prediais.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO PADRE ZÉ E JOSÉ AMÉRICO - rede coletora, estação elevatória, emissário, ligações domiciliares.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO CRUZ DAS ARMAS - rede, emissários, estações elevatórias, ligações domiciliares.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO FUNCIONÁRIOS 1 E JOSÉ AMÉRICO - rede, ligações domiciliares, ligações intradomiciliares.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRROS JOSÉ AMÉRICO E LARANJEIRAS - emissários, estações elevatórias, rede e ETE
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - COMUNIDADE JD ESTER - rede, coletor tronco, emisários, ligações domiciliares e intradomiciliares.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRRO ALTIPLANO CABO BRANCO - rede, coletor tronco, ligações domiciliares.
- Natal (RN) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA GS BAIRROS: TIROL, LAGOA NOVA, NOVA DESCOBERTA E PQ DAS DUNAS - redes, emissários, estação elevatória e ligações prediais
- Natal (RN) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRROS ALECRIM E QUINTAS - estação elevatória, emissário.
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - PARTE DO BAIRRO BOA VIAGEM, VILA IPSEP E ENTORNO AV MASCARENHAS DE MORAES - estações elevatórias, emissários de recalque, rede, ligações, ETE
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DA ETE CABANGA
- Salvador (BA) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - DIVERSOS BAIRROS - redes condominial e convencional, estação elevatória, ligações domiciliares
- Salvador e Lauro de Freitas (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - rede coletora, linha de recalque, estações elevatórias, coletores e ligações prediais
- Santo André (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - DESPOLUICAO DO CÓRREGO GUARARÁ -REMANEJAMENTO REDE E COLETORES VILA JD STO ANDRE
- São Gonçalo (RJ) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - MELHORIA DA ETE SÃO GONÇALO
- São Gonçalo (RJ) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIAS RIOS MUTONDO E COELHO - BAIRROS NOVA CIDADE, TRINDADE E LUIZ CAÇADOR - rede, ligações domiciliares
- São Luís (MA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA DO BACANGA - ligações prediais, rede.
- São Paulo, Embu das Artes e Itapecerica da Serra (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - SP, EMBU, ITAPECERICA DA SERRA - rede, ligações, coletores, estação elevatória.
- Teresina (PI) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - MARGEM DIREITA MACROBACIA DO RIO PARNAÍBA - rede, ligações domiciliares, coletores, interceptores, estações elevatórias
- Teresina (PI) - AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO - ZONA SUL - rede, estações elevatórias, emissários e ETE.
ÁGUA
Atrasada
- Aparecida de Goiânia e Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - VILA ADÉLIA - adutora, booster, ETA.
- Aracaju (SE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutora e ETA da barragem do Rio Poxim
- Belém, Ananindeua e Marituba (PA) - AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - R.M. de Belém - ETA, elevatória, adutoras, etc.
- Brasília, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama (DF) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Águas Lindas
de Goiás e RIDE - Sistema Corumbá Sul - ETA Valparaiso
- Campinas (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - reservatórios, subadutora e redes de distribuição na região do DIC e adjacências
- Campo Grande (MS) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - poços, adutoras, reservatórios, estação elevatória, rede e ligações prediais.
- Feira de Santana (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - elevatórias, reservatórios e rede.
- Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS JD PRESIDENTE E SETOR REAL CONQUISTA - adutora, booster, elevatória, reservatório, rede, ligações.
- Goiânia (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutora, booster, reservatório.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - João Pessoa - adutoras, elevatória, reservatório.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Conjuntos Cidade Verde, Cidade Jardim e Adjacências em João Pessoa - PB - elevatória, adutora, reservatório, rede e ligações.
- João Pessoa (PB) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Reservatório RC (R21) no município de João Pessoa, PB
- Joinville (SC) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS BOM RETIRO E S MARCOS - adutora, sub adutora.
- Recife (PE) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - alimentadores e anéis secundários na rede existente.
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - MORROS IBURA - sub adutoras.
- Ribeirão Preto (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - poços, reservatórios, adutoras.
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Zona Oeste - bairros Barra da Tijuca, Vargem Grande e Vargem Pequena - reservatórios, adutoras, rede.
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BANGU - sub adutora, elevatória, anéis de distribuição, troncos alimentadores.
- Salvador (BA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Salvador e Ilha dos Frades - Abastecimento de água em Salvador
- São Gonçalo (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRRO MONJOLOS - reservatórios, troncos alimentadores, redes.
- São Paulo (SP) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - FAVELA PARAISÓPOLIS - rede e ligações prediais.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Bairro Americanópolis - adutora, reservação e rede distribuidora
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - SETORES CAMBUCI E IPIRANGA - rede.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Setores Brooklin, Consolação, Mooca, Avenida, Penha e Artur Alvim - rede primária
- Sorocaba SP AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRRO APARECIDINHA - reservatórios e adutoras.
- Sorocaba SP AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRRO BRIGADEIRO TOBIAS - elevatória e adutora.
Não iniciada
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Belém – Redes, elevatórias, ligações domiciliares, adutora e reservatórios
- Belo Horizonte (MG) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Portal Sul - ZA 18 - adutora e reforço de estação elevatória"
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Sistema Produtor de Água Paranoá - captação, ETA, elevatória, adutoras.
- Brasília (DF) - "AMPLIAÇÃO RESERVATÓRIOS - SAA do
Descoberto"
- Curitiba (PR) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA Passaúna
- Feira de Santana (BA) - AMPLIAÇÃO E MELHORIAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - zona Leste de Feira de Santana - adutora, reservatórios, elevatória, rede e medidores.
- Fortaleza (CE) - SISTEMA ADUTOR e RESERVAÇÃO - Taquarão
- Guarulhos (SP) - OBRAS COMPLEMENTARES DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - reservatórios, redes primárias, estação elevatória, redes secundárias.
- Guarulhos (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Adutoras, elevatórias, reservatório - Bairros Pimenta e Bonsucesso
- João Pessoa (PB) - SISTEMA ADUTOR - Abiaí-Papocas na RM João Pessoa - 2a etapa
- João Pessoa (PB) - SISTEMA ADUTOR - Abiaí-Papocas na RM João Pessoa - 3a etapa.
- Joinville (SC) - "AMPLIAÇÃO DA ETA Cubatão no bairro
Pirabeiraba"
- Juiz de Fora (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA, adutoras, elevatórias, reservatórios, redes e hidrõmetros.
- Ribeirão Preto (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - reservatorios, poços, adutoras, redes.
- Salvador (BA) - "MELHORIA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Salvador -
rede, linhas tronco. área de atendimento do reservatório R7 e R23"
- Santo André (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA, captação, adutoras, elevatórias, reservatório.
São Lourenço da
- Serra, Juquitiba, Ibiúna, Vargem Grande Paulista (SP) - SISTEMA PRODUTOR - São Lourenço - captação, adutoras, ETA.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Sistema Cantareira - Reservatório R3
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutoras Jardim América-Lapa e ABV-Jardim América
- São Paulo e Francisco Morato (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Setores Perus, em São Paulo,Liliane e Parque 120, em Francisco Morato, e Franco da Rocha Centro - reservatórios e elevatória.
- Sorocaba (SP) - IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA PRODUTOR - Água Tratada - Vitória Régia
- Sorocaba (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Captação, adução e Tratamento da ETA Éden
Paralisada
- Aparecida de Goiânia, Trindade, Goiânia (GO) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Goiânia - Construção do Sistema Produtor João Leite -
2ª fase"
- Belém (PA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA Sideral
- Belo Horizonte (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Melhorias na tomada d'água, ETA, elevatória e subestação, implantação de linha de transmissão e reservatório
- Belo Horizonte (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutora, elevatória, boosters, reservatórios, rede.
- Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Ceilândia - recuperação de reservatórios de água
- Buritis, Unaí,Abadiânia, Água Fria de Goiás (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Rio Corumbá - adutoras e ETA - Sistema Corumbá Sul
- Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás e Brasília (DF) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA e adutora.
- Contagem (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - sede municipal
- Duque de Caxias (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Bairro Campos Elíseos - adutora, ETA, reservatório, tronco alimentador, rede distribuidora, ligações domiciliares.
- Duque de Caxias (RJ) - ADEQUAÇÃO E MELHORIAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Bairro Jardim Primavera - rede e ligações.
- Duque de Caxias,Rio de Janeiro (RJ) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Bairro Parque Fluminense - rede, recuperação do reservatório, ligações domiciliares.
- Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade (GO) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutoras, reservatórios, estação elevatória, rede e ligações prediais.
- Itaboraí, Niterói e São Gonçalo (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - duplicação adutora, melhorias ETA.
- João Pessoa (PB) - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - LOTEAMENTO CIDADE RECREIO - sub adutora, reservatório, rede, elevatória, ligações domiciliares.
- Juiz de Fora (MG) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA Dr. alfrido Machado Mendonça
- Mesquita, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Nilópolis, Duque de Caxias e Queimados (RJ) - MELHORIA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Baixada Fluminense - medidores, válvulas reguladoras
- Nova Iguaçu (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS PRADOS VERDES E OUTROS - tronco distribuidor, rede, ligações prediais.
- Nova Iguaçu (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - REGIÃO GRÃO PARÁ - adutora, rede, ligações prediais.
- Nova Iguaçu (RJ) - MELHORIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS JD VIGA E JD ESPLANADA - adutora e reforma reservatório.
- Nova Iguaçu (RJ) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - dique e alteração na captação de água do Sistema Guandu
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRRO SETÚBAL - rede, estação de medição, ligações domiciliares.
- Recife (PE) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BAIRROS IPUTINGA, CAXANGÁ, DOIS IRMÃOS, APIPUCOS E MONTEIRO.
- Rio de Janeiro (RJ) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - linha de recalque e recuperação bombeamento de elevatória.
- Rio de Janeiro (RJ) - "AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ZONA OESTE - reservatórios, adutora, anéis de
distribuição, travessias."
- Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ) - ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - bairros Marques Maneta, Columbandê, Trindade, Tribobó e Amendoeira - troncos, rede e ligações
- Salvador (BA) - REMANEJAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - reservatórios, linhas tronco, etc.
- São Gonçalo (RJ) - MELHORIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - recuperação booster e reservatórios, ligações prediais.
- São Luís (MA) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - BACIA RIO BACANGA - barragem, ETA, rede, ligações.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - adutoras, estação elevatória.
- São Paulo (SP) - AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - SETOR JARAGUÁ - rede.
F


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!