Prefeitura realiza formação continuada de professores alfabetizadores
Debater
estratégias para a alfabetização de crianças de 6 e 7 anos matriculadas em
escolas públicas do município de São Luís da rede municipal de São Luís. Foi
este o objetivo do seminário de abertura da Formação em Serviço do 1º ano do
Ciclo de Alfabetização, que reuniu cerca de 120 educadores da rede municipal. O
evento é o primeiro de uma série de formações para professores alfabetizadores
e foi realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal
de Educação (Semed), no auditório da Secretaria de Estado das Cidades.
A
abertura oficial foi feita pelo secretário de Educação de São Luís, Geraldo
Castro Sobrinho. Ele destacou a importância da formação continuada para o
trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula, com ênfase para os
alfabetizadores.
“Temos
um compromisso, assumido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de
reduzir o analfabetismo e ampliar a oferta de vagas na rede municipal. A
formação continuada para os educadores, a aquisição de novos materiais
pedagógicos e as parcerias como a que temos estabelecido com o governo do
Estado, são algumas estratégias de suma importância para o avanço da educação
em nossa cidade”, destacou o titular da Semed.
A
formação tem carga horária de 50 horas. As aulas serão realizadas sempre na
última semana de cada mês, às segundas e às sextas-feiras, na Unidade Integrada
Elcida Ramos, escola da rede estadual situada no bairro do Maranhão Novo. São
três turmas, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
A
coordenadora do Núcleo de Alfabetização da Semed, Ruth-Ane do Nascimento
Oliveira, reforçou a necessidade constante de aprimoramento dos educadores. “Os
docentes, que acompanham as crianças todos os dias, precisam estar em constante
reciclagem, fazendo cursos de formação e oficinas que os capacitem a
desenvolver um trabalho sempre melhor em sala de aula. Este seminário e as
formações que se seguirão vão oferecer mais apoio aos professores e ajudar a
promover avanços significativos na aprendizagem dos alunos do 1º ano do Ensino
Fundamental”, destacou a coordenadora.
A
professora Andréa Raposo Rocha, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) João
Lima Sobrinho, esteve no seminário de abertura da formação e parabenizou a
iniciativa. “Tenho 14 anos de profissão e sei o quanto é importante trocar e
aprender novas metodologias de trabalho. Creio que essa formação vai ampliar os
meus conhecimentos sobre alfabetização, o que vem a somar a toda a experiência
que adquiri nesses anos como educadora”, ressaltou Andréa Raposo.
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