Aos poucos, Neymar consegue feitos raros para qualquer jogador do futebol mundial. Com o título da Uefa Champions League conquistado neste sábado (6), após vitória sobre a Juventus, o atacante virou o quinto brasileiro a conquistar o torneio e a Libertadores na carreira. Além do camisa 11 do Barcelona, apenas Dida, Roque Júnior, Cafú e Ronaldinho Gaúcho conseguiram o feito.
Além disso, ele foi o segundo jogador a marcar na final das duas competições: o primeiro foi ex-atacante argentino Hernán Crespo pelo River Plate e pelo Milan.
O primeiro título de Neymar veio com o Santos, em 2011. O astro brilhou na campanha alvinegra na competição Sul-Americana. Já a conquista da taça mais cobiçada pelos clubes europeus aconteceu neste sábado, no estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha.
Quem inaugurou a lista de brasileiros que conquistaram os dois troféus foi Dida. O goleiro levou a Libertadores em 1997, pelo Cruzeiro. Já o título na Europa foi conquistado em 2002/03, nos pênaltis, curiosamente sobre a Juventus. O brasileiro foi destaque na decisão ao defender cobranças decisivas. Vale destacar que Dida repetiu o título europeu com os rossoneros em 2007, sobre o Liverpool.
Cafú também conseguiu. O lateral direito venceu o torneio sul-americano duas vezes com o São Paulo de Telê Santana, em 1992 e 1993. Em 2003, o ídolo da seleção brasileira chegou ao Milan. Só que o título veio apenas em 2007, quando o clube rossonero bateu o Liverpool.
Outro defensor a realizar o feito foi Roque Júnior. O zagueiro foi comandado por Felipão no Palmeiras que ganhou a Libertadores de 99. Pouco tempo depois, ele foi vendido ao Milan e conquistou o campeonato europeu em 2002, ao lado de Dida, sobre a Juventus.
O último até Neymar conseguir foi Ronaldinho Gaúcho. No entanto, de maneira diferente. O primeiro os grandes títulos que o meia venceu foi a Champions League, com o Barcelona, em 2005/06. O time catalão venceu o Arsenal, por 2 a 1,com um gol do também brasileiro Belletti. Ao contrário do restante, Ronaldinho só levantou a taça da Libertadores em 2013, com a camisa do Atlético-MG.
Ao contrário dos outros brasileiros que levaram os dois torneios, Neymar não possui um título de Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA:
JUVENTUS 1 X 3 BARCELONA
JUVENTUS - Buffon; Lichtsteiner, Barzagli, Bonucci e Evra; Pogba, Pirlo, Marchisio e Vidal (Pereyra); Tevez e Morata (Llorente). Técnico: Massimiliano Allegri.
BARCELONA - Ter Stegen; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta (Xavi); Neymar, Messi e Suárez. Técnico: Luis Enrique.
GOLS - Rakitic, aos três minutos do primeiro tempo. Morata, aos nove, Suárez, aos 19, e Neymar, aos 50 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Cüneyt Çakir (Turquia).
CARTÕES AMARELOS - Vidal, Pogba (Juventus); Suárez (Barcelona).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Olímpico, em Berlim (Alemanha).
0 comentários:
Postar um comentário