Secma convoca os excluídos da folia momesca

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Secma convoca os excluídos da folia momesca

Um dos objetivos do encontro, hoje, será estabelecer uma programação futura com os artistas que estarão ausentes da festa.

03/02/2015 - Jornal O Estado do MA. 

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) convocou os artistas excluídos da programação do Governo do Maranhão deste ano para uma reunião, que acontecerá às 16h de hoje no auditório do Centro de Cultura Popular (na Rua do Giz). De acordo com a direção da Secma, o objetivo do encontro é estabelecer, além de políticas públicas voltadas para a cultura, uma série de eventos, nos próximos meses, com a participação dos que estarão ausentes da folia momesca este ano.
A pasta não informou, até o início da noite de ontem, a quantidade de artistas que confirmaram presença na reunião. Esta será a primeira tentativa de reunião entre Secma e os artistas ausentes da programação. A pasta também confirmou que, desde a semana passada, e-mails foram encaminhados para os artistas, informando-os da exclusão da festa.
Em entrevista a O Estado na sexta-feira (30), a secretária titular da Secma, Ester Marques, confirmou – sem citar nomes - que grande parte dos mais de 100 artistas que integravam a programação do Carnaval do Maranhão foi retirada da festa este ano por motivos financeiros. “Tivemos que fazer o que foi possível, com base na realidade do Maranhão. Mesmo assim, a população poderá ficar tranquila que a festa ocorrerá e valorizará o que há de melhor na cultura local”, disse a titular da pasta.
Fins pessoais - Ontem, o superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Paulo de Aruanda, informou que a retirada de artistas da programação não está atrelada a fins pessoais. “Estamos pensando exclusivamente na administração e preservação das finanças do estado. Por isso, decidimos tomar esta decisão”, disse.
No total, serão investidos na folia deste ano, segundo dados da Secma, R$ 5 milhões a menos (em comparação ao Carnaval do ano passado). Já para o Carnaval de passarela, de acordo com a Fundação Municipal de Cultura (Func), somente do orçamento da Prefeitura de São Luís, R$ 5 milhões serão repassados às escolas de samba e blocos tradicionais para a promoção do carnaval de passarela.
Entre as novidades da folia momesca este ano, estão a extinção do circuito de Rua do Centro Histórico (sob a alegação de preservação dos casarões), a exclusão do Ceprama da programação, além da proibição do fluxo de carros de som com limite de decibéis acima do permitido da Rua do Passeio e do entorno do Hospital Geral (na Madre Deus).


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!