Vereadores destacam acao do prefeito de apoio ao Carnaval

A ação do prefeito Edivaldo Holanda Junior de colocar o apoio da administração do município de São Luís à realização do Carnaval de 2014 foi tema abordado na Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta segunda-feira, (17), pelos vereadores Astro de Ogum (PMN), e Pavão Filho (PDT), respectivamente presidente em exercício e 2º vice-presidente do Legislativo Ludovicense. O tema foi levantado pelo parlamentar do PMN abordando o aumento de recursos na ordem de R$ 10 mil para R$ 40 mil destinados para cada escola de samba. Em seguida o representante pedetista ocupou a tribuna para fazer uma análise sobre essa manifestação, enfocando o ano anterior e o atual.
Astro de Ogum começou falando sobre o evento que reuniu dirigentes das agremiações carnavalescas, vereadores e representantes do segmento quando foi feito o anúncio da liberação da verba. “Este foi um ato de reconhecimento do prefeito Edivaldo Holanda Junior ao trabalho realizado pelas manifestações carnavalescas e a contribuição para a nossa cultura e turismo”, enfatizou ele. Continuando, o vereador disse estar satisfeito com o projeto elaborado pelo município para o período momesco, “e destaco que o prefeito está fazendo todo o possível e todos nós estamos colaborando com essa ação de incentivo ao nosso Carnaval”, completou.
“Aproveitando essa abordagem, quero fazer uma análise sobre o nosso Carnaval, desde o ano passado, quando jogaram muita pedra no prefeito, com a colocação injusta dizendo que a insatisfação maior era com a convicção religiosa do prefeito, o que é totalmente uma inverdade”. A afirmação é de Pavão Filho, enfatizando que “nós podemos constatar que o prefeito está apoiando o Carnaval com o incentivo a cultura dentro das condições que se apresentam”.
O vereador do PDT lembrou que em 2013, no início da atual administração, o município enfrentava uma grave crise financeira, o que inviabilizou um apoio diferente do que está sendo feito. Pavão Filho assinalou que a realidade de caixa da prefeitura hoje é outra, “e que o prefeito administra um orçamento de 1 milhão e 27 mil habitantes e não uma receita religiosa”. Para completar, ele frisa que “hoje o município tem com apoiar as manifestações culturais dentro de suas possibilidades, e o maior exemplo está sendo dado neste momento de incentivo a realização do Carnaval”.
1 comentários:
Que apoio tão falado é esse? É apoio ou obrigação? Por acaso, estão fazendo algum favor com o dinheiro publico. Pelo que se saiba. Um dos compromissos legais do poder público municipal é com a cultura popular, com as artes de nosso povo, com o turismo. Nesse período, os festejos carnavalescos fazem parte dela, da cultura popular brasileira, da cultura maranhense, da cultura ludovicense ou são-luisense, como queiram.
A Prefeitura está bancando a passarela, dará prêmios em dinheiro e algumas apresentações em seus circuitos. Até aí, tudo normal. Dará um dinheiro extra para as escolas, muito extra por sinal, bem acima dos demais, que terão menos dinheiro e menos apresentações, como se as escolas de São Luís fossem a cocada preta do Brasil. E vão se apresentar de qualquer jeito, com alguns pelados na bateria, sem mestre-sala e porta-bandeira, sem passistas, sem alas, sem baianas. Talvez aí esteja o “grande apoio” – mas, apenas para as escolas de samba de uma ala só - com raras exceções.
De resto, ume evento aqui, outro ali. Se não fosse a capacidade técnica da FUNC, não sei, não. Que apoio extraordinário é esse? É obrigação, caros vereadores, obrigação. Ou vocês querem que esse recurso vá pra onde? Para Educação e Saúde vocês não estão aplicando, com certeza.
Ah... Teve o tal edital, que passaram por cima pra ajudar as ricas escolas de São Luis, e que até agora não divulgaram o resultado dos recursos, apesar de que eles deram resultado, pois houve mudanças entre a primeira e a segunda lista de classificados.
E não se orgulhem, não. O Governo do Estado está fazendo ainda pior, trazendo a gentalha de fora para levar nosso suado dinheirinho e tirar o já pequeno espaço dos nossos artistas.
Incentivo à organização do carnaval? KKKKKKKKKK Façam-me rir ainda mais, por favor.
Carnaval não é só ilusão e fantasia... é também comédia. E quem paga a conta? KKK Buááááá
William Moraes Corrêa
Postar um comentário