FOLIA SE FAZ NA RUA

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

FOLIA SE FAZ NA RUA

Blocos animam bairros de Sao Luis durante o pre-Carnaval

Em alguns bairros da capital, como a Madre Deus, a folia de Momo começou desde o dia 25 de dezembro.
16/02/2014 00h00 - Jornal O Estado do Maranhão 
  • .
Foto: Divulgação
O bloco C. de Asa sai desde 25 de dezembro
Oficialmente, o Carnaval 2014 só começa na sexta-feira, dia 28, mas em São Luís a festa começou no dia 25 de dezembro de 2013, na Madre Deus, quando centenas de foliões seguiram o cortejo do C. de Asa. Desde então, a folia não parou e todo fim de semana tem pré-Carnaval em São Luís. Em diversos bairros da capital, blocos carnavalescos arrastam multidões pelas ruas, com marchinhas e muito samba, preparando os foliões para o reinado de Momo.
Bairro mais festeiro de São Luís, a Madre Deus é o que concentra o maior número de blocos nesse período de pré-Carnaval e um dos mais tradicionais é o C. de Asa (o significado do "C" no nome do bloco é de conhecimento público, porém impublicável), que é reconhecido como a primeira manifestação carnavalesca de São Luís. Independentemente do dia da semana, todo dia 25 de dezembro os foliões saem à rua e anunciam a "abertura dos trabalhos" para a chegada do Carnaval. "Nós somos o bloco que saímos primeiro e nos recolhemos por último. É uma festa que reúne famílias, moradores antigos e muita gente que vem de outros bairros só para saudar o bloco", afirmou Maria Goreth Costa, presidente do C. de Asa.
O bloco surgiu para reunir amigos, artistas e percussionistas do bairro em uma brincadeira carnavalesca, assim eles escolheram um nome irreverente e saíram para a rua. Logo, a festa chamou atenção dos moradores e hoje é uma das brincadeiras mais representativas do bairro. Este ano o bloco completa 18 anos de folia e escolheu a Copa do Mundo como tema. Oia nóis na Copa é o lema do C. de Asa em 2014. No domingo de Carnaval, o bloco se recolhe, mas volta a cair na folia na Terça-Feira Gorda.
O bloco sai às ruas, com concentração sempre ao meio-dia, na Rua Lúcio de Mendonça, próximo ao Ponto de Fuga, no Largo do Caroçudo. Mas hoje, o percurso vai ser diferente, pois o bloco vai fazer um grande cortejo por São Luís, saindo do João Paulo até a Madre Deus. "Essa é uma das saídas mais esperadas do bloco. A concentração vai ser na Rua Duque de Caxias, no João Paulo, com uma roda de samba, a partir das 12h, e por volta das 14h começa a seguir para o Largo do Caroçudo, na Madre Deus, onde a festa continua", informou Maria Goreth Costa.
Bloco do Piti - Maria Goreth Costa também é a organizadora de outro bloco carnavalesco que agita as ruas da Madre Deus, o Bloco do Piti. A brincadeira surgiu em 2010 no Largo de São Sebastião para homenagear, de forma irreverente, os casais que costumam "dar piti", expressão que tem entre seus significados "barraco" ou "chilique". "A gente observava que tinha muito casal que vivia brigando, que a esposa ou o marido davam muito piti, então criamos o bloco", frisou Maria Goreth Costa.
Os pitizeiros, como são chamados os integrantes do bloco, se reúnem aos sábados, às 16h, no Largo de São Sebastião, para uma roda de samba e ficam atentos a todos os casais presentes para elegerem o rei e rainha do piti de cada ano. "A eleição este ano vai ser no dia 22. Tudo é feito na brincadeira e ninguém fica chateado com a eleição. No dia da coroação dos reis, vamos ter a participação de Os Feras e do grupo Feijoada Completa fazendo a animação", disse.
Turma do Saco - Outro bloco que anima a região do centro de São Luís é o Turma do Saco, com base na área do Lira e Codozinho. Hoje, o bloco promove um grande arrastão pelas ruas da Madre Deus, no mesmo circuito que é feito durante o Carnaval. Durante a passagem do bloco, vão ser executados sambas que marcaram a história da Turma do Saco, que chega aos 40 anos neste Carnaval. A concentração começa às 17h, na sede da agremiação, no Codozinho.
O Turma do Saco desfilou pela primeira vez em 1974, como uma charanga. Naquele Carnaval, os integrantes saíram vestidos de sacos brancos pelas ruas da Madre Deus, por isso o nome do bloco. Fiel ao espírito de descontração com o que o bloco foi fundado, os organizadores prometem fazer uma grande festa hoje. Ainda na área da Madre Deus, os blocos Príncipe de Roma, Companhia do Samba e os veteranos do Fuzileiros da Fuzarca também estão fazendo festa em suas sedes com os ensaios para os desfiles da temporada de Carnaval.
Cidade Operária - Mas não é só na Madre Deus que os foliões estão aproveitando o agito pré-carnavalesco. Na Cidade Operária, o bloco Luluzinha e sua turma está desde o dia 1º de janeiro fazendo a festa pelas ruas do bairro. Este é o primeiro Carnaval do grupo e os foliões aprovaram a iniciativa. "É muito melhor curtir a festa no nosso bairro, além disso, nunca percebi nenhum incidente. As pessoas brincam sem violência e dá até para levar os filhos", disse o vendedor Alessandro Vieira, que não perde um domingo de cortejo.
O bloco se reúne sempre às 15h de domingo no Coreto da 101. Um dos diferenciais do bloco é que cada fim de semana a animação é feita com um ritmo diferente. Hoje, a festa será comandada por três grupos de funk da região, mas já teve pagode, samba, axé, além dos tradicionais paredões que são usados nas festas do bairro. A cada fim de semana, o Luluzinha atrai até 5 mil pessoas. "A gente prima pela organização. A concentração começa às 15h e a festa termina às 20h. Nós cumprimos todas as normas, por isso fomos tão bem recebidos", comenta Luzinho Moraes, um dos fundadores da brincadeira.
Cohatrac - No Cohatrac, é a turma do Brasileiros que tem reunido até 3 mil pessoas por domingo desde o primeiro domingo do ano no Bar do Fos, na Avenida Itaguará. O bloco já tem quatro anos e surgiu com o objetivo de resgatar os antigos carnavais. "Nos últimos anos, os blocos de rua começaram a tocar axé e música sertaneja. A gente queria um bloco que tocasse samba, marchinha, frevo, como acontecia antigamente no Carnaval de rua", afirmou Fábio Vieira, um dos fundadores do Brasileiros.
A concentração começa às 15h. Marcado pela tranquilidade, o bloco tem atraído pessoas de todas as idades, sobretudo famílias. Na programação de hoje tem o Dj João Marcus, Dj Mauro Blug, Banda Brasileiros, Bloco Tradicional Os Foliões e o locutor Aécio Macchi, da Mirante FM. O último cortejo do bloco será dia 23, mas eles já estão se preparando para a Copa do Mundo. "A gente vai sair em todos os dias de jogos da seleção para assistirmos os jogos e torcer pelo Brasil", informou Fábio Vieira.

Dicas de segurança para o pré-Carnaval

A polícia recomenda aos foliões que sempre transitem em grupos, evitando andar em locais que não tenham iluminação. Além de evitar o uso de objetos de valor nas festas.
Outra medida que pode evitar assaltos é que o cidadão, a cada dia, esteja portando dinheiro trocado e em pouca quantia, apenas o necessário para suas despesas.
Em relação aos veículos, a polícia sugere que o condutor procure estacionar o carro em locais vigiados e visíveis. Ele nunca deve permanecer parado durante muito tempo dentro do veículo. De acordo com a polícia, essas medidas chamariam a atenção dos criminosos.
A polícia alerta ainda os pais sobre os cuidados com as crianças. Uma das medidas seria o uso de fichas de identificação, contendo o nome, idade, endereço e telefone para contato. Caso alguém encontre um menor perdido, o recomendado é encaminhar a criança para o posto policial mais próximo.

Saiba mais

Outros três blocos têm se destacado no pré-Carnaval de São Luís. Todo sábado à tarde a Bicicletinha do Samba reúne centenas de pessoas na Praça Pedro II. A proposta do grupo é reviver o tradicional Carnaval da capital maranhense, com o bloco na rua e pessoas de todas as idades participando da brincadeira. Na Avenida Beira-Mar, quem arrasta a multidão é a Bandida, um dos mais tradicionais blocos carnavalescos de São Luís, que faz uma grande folia pelas ruas do Centro Histórico na capital a partir das 17h, onde também se reúnem amigos de profissionais da imprensa no Bloco da Imprensa, que se concentra (mas não sai) na Praça dos Catraeiros, a partir das 17h. Os três blocos se concentram aos sábados.

1 comentários:

Anônimo disse...

VIU? O TEXTO É SEU MESMO. FOLIA SE FAZ NA RUA... NÃO NA PASSARELA. RSRSR

AGORA, A FESTA NO COHATRACA TÁ DEMAIS. NEM COM CHUVA O POVÃO ARREDA. UMA MULTIDÃO SE FAZ PRESENTE TODOS OS DOMINGOS.
OS FOLIÕES FIZERAM UMA LINDA APRESENTAÇÃO E A GALERA EM CIMA. NOTA 10!

WILLIAM MORAES CORRÊA

Postar um comentário

visualizações!