Enredos das escola do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro para 2014

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Enredos das escola do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro para 2014

 


Escolas vão desfilar entre os dias 2 e 3 de março de 2014.
Império da Tijuca abre noite de desfiles e Unidos da Tijuca encerra.


  •  
O Rio de Janeiro se prepara para receber, nos dias 2 e 3 de março de 2014, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. Campeã em 2013, a escola de samba Unidos de Vila Isabel levou a roça para Sapucaí no ano passado. Em 2014, ela vai apostar nas provas de que o Brasil é um país plural, com suas riquezas naturais mais diversas.

A Vila será a terceira escola a desfilar na segunda-feira. Como em terras cariocas o carnaval dura o ano todo, confira a lista dos enredos das escolas para o ano que vem.

Domingo - 02 de março
Império da Tijuca

Enredo: “Batuk”

O G.R.E.S Império da Tijuca volta ao grupo especial no carnaval 2014 para celebrar o "Batuk", as batucadas que vieram da cultura africana e criaram suas raízes na vida do povo brasileiro, inclusive através do samba. O termo "Batuk" significa ‘bater, tocar, fazer vibrar. O enredo da escola pretende mostrar que para os povos africanos, ritmar algum acontecimento representa preservar sua memória coletiva e identidade cultural. Há batucadas que evocam a natureza, a ancestralidade, que festejam datas importantes, que celebram vitória, pedem proteção e afastam o mal. A escola abre a passarela do samba, no dia 2 de março de 2014.

Acadêmicos do Grande Rio
Enredo: “Verdes olhos sobre o mar no caminho: Maricá”

A Acadêmicos do Grande Rio desfilará a história de Maricá no Carnaval 2014. Também vai lembrar a cantora Maysa, que nasceu na região e será homenageada com a apresentação de suas poesias e músicas em forma de samba, de fantasias e carros alegóricos.  A escola será a segunda a desfilar na passarela do samba, no dia 2 de março de 2014.
São Clemente
Enredo: “Favela”

No Carnaval 2014, a São Clemente leva à Sapucaí a riqueza, malemolência e criatividade da favela. Seu desfile apresentará as origens, a arquitetura, os costumes e os personagens dos morros. A escola promete mostrar os becos, as vielas, as contradições e espontaneidade da favela, com a proposta de revelar a dimensão da audácia humana, encontrada nas comunidades cariocas. A São Clemente é a terceira escola a entrar na avenida no dia 2 de março.

Estação Primeira de Mangueira

Enredo: “A festança brasileira cai no samba da Mangueira”

O tema do desfile da Estação Primeira de Mangueira será festivo neste Carnaval de 2014. Seu desfile pretende mostrar a alegria das comemorações do povo brasileiro, um povo tão feliz, que “faz da vida fantasia, que espanta a dor com maestria, não se vexa nem se aperta e cai no samba noite e dia”. O enredo da Verde e Rosa apresenta um pouco da história das festas no Brasil, da mistura étnica que deu origem ao jeito brasileiro de tudo comemorar.  A Estação Primeira é a quarta escola a entrar na Sapucaí, no dia 2 de março de 2014.

Acadêmicos do Salgueiro
Enredo: “Gaia – a vida em nossas mãos”

O enredo da Acadêmicos do Salgueiro no Carnaval 2014 levará ao público do Sambódromo a exaltação e história de Gaia: o envolvimento do ser humano com o Planeta Terra, onde a vida acontece. O ar, o fogo, a água e a terra compõem este lugar único do Universo, unindo o ser humano. “É o chão que pisamos, o mar, as montanhas, os ciclos dos dias e das noites, o meio ambiente no qual nós nos adaptamos ao longo do tempo”. Nessa reflexão sobre a união humana através de Gaia, o desfile quer propor ideias sobre como aproveitar de forma ecológica a vida, sem a destruição. Assim, corações e mentes se conectam nesses dias de comunicação, na luta contra a ansiedade e depressão, buscando caminhos para a qualidade de vida no Planeta Terra. A escola é a quinta a entrar na avenida, no dia 2 de março de 2014.
Beija-Flor de Nilópolis 
Enredo: “O astro iluminado da comunicação brasileira”

A comunicação será o tema do desfile da Beija-Flor de Nilópolis no Carnaval 2014, que terá como protagonista a trajetória do comunicólogo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho.
O enredo da escola da Baixada Fluminense resgata os principais momentos históricos da evolução da linguagem, da comunicação, desde o surgimento da escrita, da fonética, até a era da Internet, dos fenícios e babilônicos, do Egito, Índia e China aos tempos modernos. Assim, a Beija-Flor fecha a primeira noite de desfiles do Carnaval 2014, sendo a sexta escola a entrar na avenida, no dia 2 de março. 
_______________________________________________
Segunda-feira - 03 de fevereiro 
Mocidade Independente de Padre Miguel

Enredo: “Pernambucópolis”

A Mocidade Independente de Padre Miguel comemora o carnaval 2014 levando o tema “Pernambucópolis”, uma homenagem ao estado e ao carnavalesco Fernando Pinto, pernambucano que deu à Mocidade o título de 1985 - Ziriguidum 2001. A Mocidade abre o segundo dia de desfiles no Sambódromo, no dia 3 de março de 2014. 
União da Ilha do Governador
Enredo: “É brinquedo, é brincadeira; a Ilha vai levantar poeira”

No Carnaval 2014, a União da Ilha desfilará brinquedos e brincadeiras na Marquês de Sapucaí, propondo ao público o resgate da memória “da melhor fase das nossas vidas”, que é a infância. O tema leva à avenida desde brincadeiras de povos antigos à história do conceito de criança. A festa pretende mostrar, com suas coreografias, música e carros alegóricos, quantas coisas boas a brincadeira traz para a vida. A criança é, através dela, conduzida ao imaginário, e então experimenta, descobre, cria, exercita suas habilidades, desenvolve o intelecto e as relações afetivas, estimulando a curiosidade e autoconfiança, refletindo também os medos e alegrias. A escola é a segunda a desfilar no dia 3 de março de 2014.
Unidos de Vila Isabel
Enredo: “Retratos de um país plural”

A campeã do carnaval 2013 levará para avenida, em 2014, as provas de que o Brasil é um país plural, com suas riquezas naturais mais diversas, que quando preservadas, guardam um significativo patrimônio histórico-cultural, representado por ritos e celebrações, formas de expressão musical, conhecimentos, folguedos, causos e imaginário coletivo. Dois nomes serão referenciados pela escola, na Sapucaí: Chico Mendes, que defendeu as florestas brasileiras, e o folclorista Câmara Cascudo, que desvendou muitos sertões e territórios desconhecidos do Brasil. “Protegendo o "corpo" como fez Chico e a "alma" como fez Cascudo, estaremos preservando a verdadeira natureza do nosso gigantesco país e revelando as cores e matizes que retratam um Brasil Plural!”. É sob este tema que a Vila entra na avenida, no dia 3 de março de 2014. Ela será a 3ª escola a desfilar.
Imperatriz Leopoldinensse
Enredo: “Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz”

Neste carnaval, a Imperatriz vai homenagear o Galinho de Quintino, Zico, também conhecido como Arthur Antunes Coimbra, seu verdadeiro nome. Em seus carros alegóricos, contará a trajetória do jogador no país do futebol. A escola faz uma brincadeira com o nome verdadeiro do atleta, que se transforma em um rei também Arthur, o Rei Arthur X. A Sapucaí receberá uma narrativa recheada com nomenclaturas dignas de um reinado, de um império. A Imperatriz é quarta escola que desfila no dia 3 de março de 2014.
Portela
Enredo: “Um Rio de mar à mar. Do Valongo à glória de São Sebastião”

A Portela vai falar sobre a Avenida Rio Branco, desde a sua criação até hoje. A escola também fará um carnaval homenageando o carioca. Sob a benção de São Sebastião, padroeiro da cidade, por onde os cidadãos passam todos os dias, fortes, buscando vencer os desafios da vida. O enredo também falará sobre o a região Portuária, que antes recebia os escravos e hoje recebe turistas. E, é claro, sobre o mar, sobre um povo livre e feliz, e sobre o Rio, capital da arte e cultura. A Portela é a quinta escola que entra no Sambódromo no segundo dia de desfile, no dia 3 de março de 2014.
Unidos da Tijuca
Enredo: “Acelera, Tijuca!”

A Unidos da Tijuca vai levar adrenalina às arquibancadas do Sambódromo, homenageando neste carnaval o piloto Ayrton Senna e o universo das corridas. No desfile, os principais momentos dos grandes prêmios serão relembrados, assim como serão louvados o esforço e a dedicação por uma vitória. Os carros estão prontos para a largada, em busca de uma Pole Position, e até mesmo os personagens do desenho Corrida Maluca estarão na festa. A Unidos da Tijuca desfila no dia 3 de março de 2014. Ela é a sexta escola que entra na Sapucaí, fechando as apresentações do Grupo Especial do carnaval carioca.
Em seu sexto carro, 'celebração', a Unidos da Tijuca lembrou da tradição cervejeira da Alemanha (Foto: Pilar Olivares/Reuters)'Celebração', a Unidos da Tijuca lembrou da tradição cervejeira da Alemanha em 2013 (Foto: Pilar Olivares/Reuters)

 

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!