Para celebrar os 80 anos de nascimento de Joao do Vale

Para celebrar os 80 anos de nascimento de João do Vale, tem continuidade hoje em São Luís o tributo organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que teve início em Pedreiras no dia 11 (dia do aniversário do artista). No teatro que leva o nome do poeta do povo acontecerá uma programação com a exposição Na asa do vento, lançamento do selo e carimbo, pelos Correios, alusivos ao aniversário do compositor e ainda show do cantor Mano Borges. A programação começa às 18h.
O evento tem prosseguimento sexta-feira (25), em Pedreiras, quando também será aberta uma exposição semelhante à montada em São Luís. Naquela cidade ocorrerá a premiação dos concursos de redação e artes plásticas promovidos pela Prefeitura em parceria com a Secma e que tiveram como tema Vida e Obra de João do Vale e do qual participaram alunos de Pedreiras e de Trizidela do Vale.
Na ocasião, também será lançado no município o selo e carimbo em homenagem ao artista, bem como apresentação da Orquestra Filarmônica Estrela da Serra, do Ceará e do Coral João Menezes, de Pedreiras. Em São Luís, dia 29, acontecerá o Café Literário, que este mês será dedicado ao pedreirense.
Para o assessor especial da Secma, Cláudio Pinheiro, um dos organizadores da programação, a homenagem é uma forma de exaltação da obra do artista que foi eleito, por meio de votação popular, o maranhense do século XX. “Trata-se não só do reconhecimento do nome do João do Vale, mas de sua obra, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à sua música por meio de uma ação de formação e informação”, diz Cláudio Pinheiro.
Exposição – A exposição Na asa do vento será montada tanto em São Luís como em Pedreiras e ambas terão caráter permanente. Na capital, o público poderá ver a mostra no rol do Teatro João do Vale e em Pedreiras, no Memorial João do Vale. São 20 baners contendo letras de músicas e depoimentos de personalidades sobre João do Vale. Fragmentos das músicas mais conhecidas do autor de Estrela Miúda e frases de artistas sobre a importância do pedreirense nos cenários musical maranhense e nacional compõem a exposição.
Cláudio Pinheiro explica como foi a montagem da programação em celebração aos 80 anos do maranhense. “Para montarmos esta programação, inclusive a exposição, fomos à localidade de Lago da Onça, em Pedreiras, onde João do Vale nasceu. Lá conversamos com pessoas que tiveram contato com ele, que contam sobre sua história e pudemos perceber como aquelas pessoas viam o João do Vale”, conta Cláudio Pinheiro.
Para ele, não foi difícil montar a homenagem, já que teve, ao longo de sua carreira como artista, um contato próximo com o carcará. “Para mim é uma alegria, pois convivi com João, canto suas músicas em meus shows e compreendo a realidade que ele mostrou em sua obra”, ressalta Cláudio Pinheiro.
Show – A programação de hoje prossegue com a apresentação, na escadaria ao lado do teatro, do show do cantor e compositor Mano Borges. O show em São Luís integra a turnê estadual que o artista preparou - via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com patrocínio do grupo Mateus - para homenagear João do Vale.
Para Mano Borges, é uma honra fazer parte das celebrações em memória do poeta do povo. “Eu me sinto honrado em fazer parte desta programação e considero estas homenagens merecidas dada a importância de João do Vale não só para nós, mas também para o cenário nacional”, destaca Mano Borges.
A turnê deverá percorrer cidades de todas as regiões do Maranhão e se estenderá até dezembro deste ano. “A nossa intenção é fazer a obra de João do V ale circular pelo interior, se possível levá-la aos 217 municípios, criando um novo mercado para os artistas maranhenses apresentarem seu trabalho”, ressalta Mano Borges.
Para ele, o fato de as músicas de João do Vale estarem no inconsciente das pessoas, cria, por isto mesmo, uma empatia imediata com o show. “Ele foi um grande poeta popular e as pessoas se identificam com sua música muito rápido”, opina Mano Borges.
No repertório do show composições como Carcará, Peba na pimenta, Minha história, Pisa na fulô, De Teresina a São Luís, Na asa do vento, entre outros sucessos, ganharam novos arranjos e interpretação. A ideia, de acordo com Mano Borges, é dar uma roupagem nova e contemporânea à obra do poeta pedreirense.
Após a apresentação em São Luís, Mano Borges faz o show em Humberto de Campos, sexta-feira (25); Icatu, sábado (26); e Rosário, domingo (27), todos às 21h e com entrada gratuita.
Serviço
• O quê
Comemorações dos 80 anos de João do Vale
• Onde
Teatro João do Vale (Praia Grande)
• Quando
Hoje, às 18h
0 comentários:
Postar um comentário