Bailarino e performer Erivelto Viana promove o solo de danca

Em temporada que estreia hoje na Guest House (Praia Grande) o ator, bailarino e performer Erivelto Viana promove o solo de dança Sintética idêntica ao natural, no qual desloca a personagem Cíntia Sapequara para um lugar não comum no qual a dança, o teatro e a participação do público são fundamentais para a apresentação. As sessões acontecem hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 19h.
Na próxima semana, as apresentações continuam de quinta a domingo no mesmo espaço e horários. Erivelto Viana explica que o lugar escolhido para a performance foi pensado de forma a possibilitar não apenas uma interação com os presentes, mas também a sua participação. Cada sessão terá capacidade para 20 espectadores.
Erivelto Viana explica que a proposta é ir além do público como testemunha, acolhendo-o como coautor da cena. “A proposta é integrar as pessoas no universo cênico proposto. Trata-se de um solo de dança que, embora não tenha texto, não signifique e a personagem não possa ou não vá falar com a plateia”, explica Viana, indicando que há, sim, lugar para o improviso.
O espetáculo foi aprovado pela Funarte - Prêmio Klauss Vianna de Dança 2012 – e demorou oito meses para ficar pronto. Erivelto Viana explica que o ponto de partida do espetáculo é a relação nem sempre harmoniosa entre ele e sua criação, Cintia Sapequara, personagem que alcançou notoriedade com a peça Uma linda quase mulher e que ganhou vida há mais de uma década ocupando palcos e fazendo shows na noite, no rádio e na televisão em São Luís.
Relação – A notoriedade e alcance dessa figura e a relação entre ela e seu criador foram as questões que nortearam o trabalho da equipe. “Estamos propondo, neste espetáculo, outra percepção e por isto é importante que as pessoas entrem com a cabeça aberta, sem conceitos prévios, com outra possibilidade de contemplação”, sugere Erivelto Viana.
Sintética idêntica ao natural tem direção do paranaense Ricardo Marinelli. “Desde o começo nossa proposta foi trabalhar a partir desse corpo trans-celebridade, evidenciando a relação entre criador e criatura. Nesse jogo inevitavelmente esbarramos na politicidade do corpo trans e nos possíveis discursos a partir dele”, diz Marinelli.
O título do solo, nas palavras de Erivelto Viana, foi a forma que a equipe encontrou para nominar o conjunto de ações em que Cintia Sapequara se implica durante o espetáculo, sempre mesclando fronteiras entre natural a artificial, real e virtual, orgânico e inorgânico, sujeito e objeto, carne e espuma. “Cintia é mulher sintética, porém idêntica ao natural. Nesse sentido a peça também coloca em discussão as técnicas de modificação corporal e a corrida em busca de corpos cada vez mais modelados artificialmente, nos transformando em criaturas naturalmente sintéticas”, filosofa o artista.
O projeto é a segunda parceria entre Ricardo Marinelli e Erivelto Viana (que integra o BemDito Coletivo). A primeira interação entre os dois se deu no espetáculo Travesqueens, de 2011. Desde então a dupla vem desenvolvendo diversas ações artísticas no campo da diversidade sexual, do transformismo e da vivência da transexualidade. Além dos dois, integram a equipe de criadores do solo os artistas Cristian Duarte (São Paulo) e Gustavo Bitencourt (Curitiba), que colaboraram em fases específicas da criação, que aconteceu itinerantemente entre Curitiba, São Paulo e São Luís.
Erivelto Viana explica que, após a temporada em São Luís, o espetáculo excursionará por outras cidades. “Sei que vamos levar a peça para muitos lugares. Nossa intenção é fazer com que outras pessoas participem dessas discussões que levantamos”.
Ficha Técnica
Sintética idêntica ao natural
Idealização: Erivelto Viana
e Ricardo Marinelli
Direção: Ricardo Marinelli
Performance: Erivelto Viana
Colaborações artísticas: Cristian Duarte e
Gustavo Bittencourt
Produção: BemDito Coletivo
Serviço
• O quê
Solo de dança Sintética idêntica ao natural, com Erivelto Viana
• Quando
Hoje e amanhã, às 20h e domingo, às 19h
• Onde
No Auditório da Pousada Guest House (Rua da
Palma, 142, Praia Grande)
• Ingressos
R$ 20,00 e R$ 10,00
(meia entrada)
• capacidade para 20 espectadores
0 comentários:
Postar um comentário