64 arraiais vão agitar São Luís na temporada junina de 2013
Pontos de festa vinculados ao Governo do Estado e à Prefeitura alegrarão os foliões nas brincadeiras do São João maranhense.
Gisele Carvalho
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
09/06/2013

Um grande número de arraiais distribuídos por toda a São Luís fará a alegria dos amantes do São João do Maranhão este ano. Um total de 64 pontos de festa, que são vinculados ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Luís, receberá atrações que vão dos grupos mais tradicionais de bumba meu boi aos novos nomes do folclore maranhense. Este ano, o período junino contará ainda com artistas de renome nacional que animarão o público na quadra de Beach Soccer da Lagoa da Jansen.
O São João do Maranhão 2013, Ritmo, Cultura e Emoção, que será promovido pelo Governo do Estado, terá 11 arraiais, além de apoiar os principais festejos em homenagem aos santos São Pedro e São Marçal e cortejos de grupos folclóricos pelo Centro Histórico.
As festas juninas acontecerão na Vila Palmeira, Centro Histórico (Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão e Praça da Faustina), Ceprama, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus e Vila Embratel. O principal ponto será o arraial da Lagoa da Jansen, que terá shows com artistas nacionais, como aconteceu nos shows em comemoração aos 400 anos de São Luís.
No local, a programação terá início no dia 20 e vai se estender até o dia 30. Durante todo o período, brincadeiras vão acontecer das 19h às 22h. A partir das 23h, haverá os shows.
A primeira atração a animar o arraial será Waldonys. No segundo dia da festa, dia 21, Papete sobe ao palco. As próximas atrações principais serão Mano Borges (22), Betto Pereira (23) e a Banda do Barrica (24). O cantor e compositor Dorgival Dantas animará o público no dia 25. Um dos shows mais esperados da programação, o de Elba Ramalho, está previsto para o dia 26, quarta-feira.
Bumbauê e Nando Cordel dão continuidade à programação nos dias 27 e 28, respectivamente. No penúltimo dia, sábado, é a vez do forró pé de serra do grupo Falamansa por todo mundo para dançar na Lagoa. No dia 30, o show será de Geraldo Azevedo.
Prefeitura – As festas juninas da Prefeitura serão realizadas em diversos pontos da cidade. O principal ponto de festa será Maria Aragão, que atrai um grande público todos os anos. O eixo Cohab/Cohatrac também recebe um arraial no Largo da Feirinha Livre, na Cohab. A programação dos arraiais acontece entre os dias 17 e 30.
Neste mesmo período, acontecem 51 arraiais apoiados pela Prefeitura. Os espaços estão distribuídos em 15 microrregionais, atendendo, assim, a população de quase todos os bairros e estimulando a circulação de grupos e artistas nos diversos eventos espalhado pela cidade.
Esses arraiais serão realizados nos bairros Aurora, Turu, Cruzeiro do Anil, Sá Viana, João Paulo, Cidade Operária, Olho d’Água, Lira, Coheb do Sacavém, Jardim São Cristóvão, Quarto Conjunto Cohab, Liberdade, Desterro, Cajupary, Mata de Itapera, São Francisco, Renascença, Renascença II, Terceiro Conjunto Cohab Anil, João de Deus, Vila Embratel, Planalto Vinhais I.
Também estão na lista os bairros Mato Grosso, Bairro de Fátima, Belira, Picapau Amarelo, Cidade Operária, Cruzeiro do Anil, Maracanã, Estiva, Vila Nova, Tibiri, Rio dos Cachorros, Jardim São Raimundo, Vila Luizão, Santa Júlia, Vicente Fialho, Vera Cruz, Igaraú, Anjo da Guarda e João Paulo.
Quem está pretendendo visitar o arraial da Praça Maria Aragão contará com uma programação especial. Serão 150 atrações artísticas que contemplarão diversos ritmos. Entre os grupos de forró: Raízes da Terra, Grupo Xote e Baião – Chiquinho do Acordeon, Grupo Folia de Três e Forró Pé no Chão.
Já o bumba meu boi será representado em todos os seus sotaques (da Baixada, Orquestra, Zabumba, Costa de Mão e Matraca) pelos bois da Floresta, de Axixá, de Maracanã, Fé em Deus e outros. Também sobem ao palco dos shows os artistas: Cecília Leite, César Nascimento, Grupo Lamparina, Rosa Reis e etc.
A abertura do arraial será feita com o cortejo de carregamento do mastro, que será acompanhado de caixeiras do Divino Espírito Santo. O mastro será abençoado na Igreja de Santo Antônio e levado até a Praça Maria Aragão. Depois, a festa terá apresentações de tambor de crioula, cacuriá e show com o grupo Lamparina. As toadas do bumba meu boi se encerram na primeira noite da programação.
0 comentários:
Postar um comentário