Exposição marca o Dia Municipal do Bloco Tradicional
Até domingo, o público poderá observar no Rio Anil Shopping detalhes das fantasias de alguns blocos carnavalescos de São Luís.
FONTE:
http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2013/05/10/pagina246501.asp
Em alusão ao Dia Municipal do Bloco Tradicional, comemorado na quarta-feira (8), a Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos inaugurou, no mesmo dia, uma exposição, que acontecerá até o próximo domingo (12), no Rio Anil Shopping, em São Luís, onde o público poderá apreciar as fantasias utilizadas pelos brincantes dos principais blocos tradicionais da cidade. O dia em alusão aos blocos foi instituído na data de nascimento do mestre Walmir Moraes Corrêa, já falecido e ex-presidente do bloco Os Foliões.
No primeiro dia, a exposição despertou a atenção dos frequentadores do shopping. Quem passava pelo local tirava fotos ou mesmo elogiava o acabamento das fantasias. O aposentado Francisco de Sousa Borges, de 65 anos, parou por alguns minutos para acompanhar a exposição. “É algo diferente, pois até então não tinha observado alguns detalhes das fantasias nos desfles. De fato, é um trabalho fantástico dos artesãos responsáveis pela produção desse figurino”, disse.
Segundo o presidente da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos, Brasa Santana, o objetivo da exposição é aproximar o público de um dos elementos mais fortes da cultura popular maranhense. “Trouxemos para o shopping hoje [quarta-feira, dia 8] apenas sete fantasias, até por falta de espaço. No entanto, são mais de 50 blocos que formam a beleza desse estilo, que marca o carnaval da cidade e que, agora, também tem destaque em outras épocas do ano”, disse o dirigente.
Além da exposição, o Dia Municipal do Bloco Tradicional também foi marcado, na quarta-feira (8), por shows, em um palco montado na entrada do Shopping Rio Anil. Ao todo, cinco blocos tradicionais se apresentaram, durante meia hora cada, exibindo a diversidade de ritmos que marca a manifestação. Em seguida, foram entregues troféus para representantes de cada bloco. Um dos grupos que se apresentou ao público foi Os Apaixonados, originário do bairro Cohatrac e que, há quatro anos, faz parte da programação oficial do Carnaval de rua da cidade. “Essa é uma das poucas oportunidades que temos de divulgar nosso trabalho para todos, ou seja, fora do calendário do carnaval de São Luís. Isso deveria acontecer durante todo o ano”, afirmou Marcos Aurélio Cunha, um dos integrantes do bloco.
Outro bloco que se apresentou no Dia Municipal em homenagem à manifestação foi Os Brasinhas, grupo que existe há 35 anos e nasceu no bairro Desterro. “Houve uma grande receptividade do público, que compareceu ao evento. O Poder Público deveria pensar em organizar eventos como esse, durante todo o ano”, disse.
FONTE:
http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2013/05/10/pagina246501.asp
0 comentários:
Postar um comentário