“São João do Maranhão, Bumba meu Coração” começa nesta sexta

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

“São João do Maranhão, Bumba meu Coração” começa nesta sexta



A programação do projeto “São João do Maranhão, Bumba meu Coração”, promovido pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), será aberta nesta sexta-feira (17). A largada será marcada pelo Cortejo Junino, que acontece pelas ruas do centro da cidade e pela abertura nos arraiais do Ceprama, Largo da Praia Grande (Praça Nauro Machado, Canto da Cultura e Praça da Casa do Maranhão) e do Arraial da Lagoa (Lagoa da Jansen), além do Parque Folclórico da Vila Palmeira, aberto desde o dia 4 de junho

Os espaços que abrem nesta sexta-feira (17) funcionarão até o Dia de São Pedro (29), com centenas de apresentações. A partir da quinta-feira (23), mais oito espaços estarão funcionando nos bairros. A festança movimentará os Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Liberdade, João Paulo e Vila Embratel, além da Estiva.





Cortejo e arraiais

Nesta sexta-feira (17), a programação começa às 17h, com a concentração das brincadeiras juninas que participarão do cortejo na Praça Deodoro e saída às 18h, com destino à Praia Grande, fazendo o percurso pela Rua Grande. Estão confirmados os grupos: Boi Brilho da Ilha (orquestra); Boi de Axixá (orquestra), Boi de Apolônio (baixada), Boi de São Simão (orquestra), Boi Lírio de São João (orquestra), Boi Unidos Venceremos (zabumba), Dança Portuguesa A Arte e Beleza de Portugal, Boi Oriente (baixada), Boi de Presidente Juscelino (orquestra), Coco Pirinã e Boi Brilho da Amizade (baixada).

No Canto da Cultura, esquina das Ruas da Estrela e Portugal, em frente ao prédio da Secma, a partir das 19h, a programação destaca Boi de Morros (orquestra), Show de Mano Borges, Grupo Piaçaba, Boi de Matraca do Maiobão, Boi Upaon Açu (orquestra), Boi de Axixá (orquestra) e Boi Unidos de Santa Fé (baixada).

A praça Nauro Machado, a partir das 18h, terá como atrações o espetáculo “Cartuns”, de Gilson César, Tambor de Crioula da Fé em Deus, Boizinho Mirim da Ilha da Aurora, Boi de Redenção (orquestra), Boizinho Barrica (alternativo), Big Show Band, Boi de Leonardo (baixada) e Boi Encanto do Olho d’Água (orquestra).

Espaço reservado para apresentações de shows de artistas maranhenses, a Praça do Catraieiro, ao lado da Casa do Maranhão, no centro histórico vai esquentar o clima junino, na sexta-feira (17), a partir das 18h, ali estarão se apresentando shows do Coral São João, Imbolada e Nazaré, Ruy Maranhão e Wallasse Godinho, Rosa Reis, Djalma Chaves, Grupo Folia de Três, Celso Reis e Omar Cutrim e show de Daffé e Tutuca.

A arena do Ceprama abre a temporada de 2011 na sexta-feira (17) levando ao público a partir das 19h, as atrações juninas de Tambor de Crioula de Dona Zeca, show de Erasmo Dibell, Boi de Presidente Juscelino (orquestra), Boi da Maioba (matraca), Boi de Redenção (orquestra), Grupo Piaçaba e Boi Upaon Açu (orquestra).

No Parque Folclórico da Vila Palmeira terá como atração os grupos de tambor de crioula de Dionízio Adrônico, Quadrilha Rancho Alegre da Vila Embratel, Show com o cantor Fernando de Carvalho e banda, cacuriá Reboliço do Mará, Boi Encanto do Olho D'Água (orquestra), Boi de Matraca do Maiobão e encerra com o batalhão do Boi de Sonhos (orquestra).



Lagoa



Também nesta sexta-feira (17), às 19h, começa o São João dos Bois da Liga, no Arraial da Lagoa da Jansen, com o apoio do Governo do Estado. No espaço, se apresentarão 32 agremiações folclóricas e cantores maranhenses, sendo 25 grupos de bumba-meu-boi. O espaço terá 14 barracas, incluindo 10 restaurantes.

A programação da primeira noite do Arraial da Lagoa, que é realizado pela Liga Independente dos Grupos de Bumba-Meu-Boi do Maranhão e conta com o apoio do Governo do Estado, é uma pequena mostra da festança que tomará conta de um dos pontos turísticos mais movimentados de São Luís. O roteiro inclui Grupo Piaçaba, Bois de Axixá e de Leonardo. Também haverá shows de Papete e Betto Pereira e para encerrar o boi da Floresta, o batalhão da Maioba e o colorido e a animação do boi de Nina Rodrigues. Serão, em média, sete apresentações por noite.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!