CORAL SÃO JOÃO CANTA NA IGREJA DA SÉ

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

CORAL SÃO JOÃO CANTA NA IGREJA DA SÉ

Grupo se prepara para festival no Canadá


Depois de um ano de preparativos, o Coral São João prepara as malas para participar, no Canadá, do “Mondial Choral Loto-Quebec”. Trata-se de um festival que reunirá corais de todo o mundo, sendo que do Brasil, apenas o São João foi convidado. Além de fazer as apresentações no festival, a trupe comandada pelo maestro Fernado Mouchrek, fará ainda uma turnê por diversas cidades canadenses.

Afim de apresentar aos maranhenses um pouco do que será levado ao Canadá, o Coral São João fará hoje, às 19h, na Igreja da Sé, o concerto “Vale à pena cantar, da ópera ao popular”. A apresentação será a última antes da viagem do grupo, que embarca para o Canadá nesta segunda-feira.

Ao todo viajarão para a Europa 47 integrantes do São João sendo que destes, cinco são músicos que executarão instrumentos de percussão, cordas e piano. Mouchrek ressalta que o grupo recebeu o convite ano passado e que desde então, está se preparando para a viagem. “Para angariar fundos fizemos apresentações, rifas e também recebemos o apoio institucional da Vale e da Rio Tinto Alcan. Isto nos ajudou a custear as despesas com a turnê”, diz o maestro.

Esta é a oitava viagem internacional do coral, que já levou a cultura maranhense para países como Itália e França. “Mas desta vez ousamos fazer mais, pois além dos quatro concertos no festival, vamos fazer mais apresentações em Quebec, Toronto e Montreal”, observa Mouchrek.


Repertório – Para fazer bonito nas apresentações, o coral intensificou, nos últimos seis meses sua rotina de ensaios. Além disto, foi montado um repertório com mais de 100 músicas entre popular e erudito. “Vamos levar a cultura maranhense e brasileira para o Canadá, por isto escolhemos músicas que refletem a nossa riqueza cultural”, adianta o maestro.

Verdi, Puccini, Mascagni são os compositores de ópera escolhidos pelo coral, que também cantará música sacra brasileira de autores como o Padre José Maurício Nunes Garcia, Villa-Lobos e do maranhense Antonio Rayol. Da MPB serão executadas composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Carlos Lira. Não ficarão de fora músicas latinas, renascentistas e o samba.

Do cancioneiro maranhense foram pinçadas músicas de João do Vale, Zé Pereira Godão, César Teixeira, Macarra, além de músicas folclóricas, em especial os diversos sotaques do bumba meu boi.

Mais

O Coral São João é um grupo independente de canto, fundado em 10 de abril de 1977, que desenvolve suas atividades artísticas e culturais sempre com o propósito de levar o canto coral do Maranhão a todos os amantes da música.

Serviço

• O quê

“Vale à pena cantar, da ópera ao popular”, concerto com o Coral São João

• Quando

Hoje, às 19h

• Onde

Igreja da Sé (Centro)

• ingressos

R$ 20,00 (à venda com os coralistas e na igreja

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!