Dois talentos em exposição no Centro Cultural Vale Maranhão

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Dois talentos em exposição no Centro Cultural Vale Maranhão

Exposições “Afetos” e “Hiorlando” serão abertas hoje, às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão, na Praia Grande, destacando obras do fotógrafo Edgar Rocha e esculturas de Hiorlando
Duas exposições serão abertas hoje, às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande). “Afetos”, do fotógrafo Edgar Rocha, e “Hiorlando”, do artista popular natural de Água Doce do Maranhão. As duas exposições ficam abertas para visitação até o dia 11 de fevereiro de 2018, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, gratuitamente.


Edgar Rocha, fotógrafo paulistano estabelecido no Maranhão há mais de 40 anos e um dos mais atuantes nessa área, vai mostrar um panorama do seu trabalho a partir de 70 fotografias que passeiam por temas como o patrimônio cultural, os navegantes, as celebrações e seu especial apreço pelos negros, saberes e tradições. Segundo ele, as fotografias foram escolhidas pela própria fundação, a partir de parte de seu acervo, que contém mais de 80 mil imagens. “Espero o público para conferir o que eles escolheram para essa exposição. Trata-se de uma fatia do meu trabalho”, disse.
Edgar Rocha escolheu São Luís para morar e adoro registrar a rotina da cidade, bem como suas festas, as embarcações tradicionais que navegam nas baías de São Marcos e São José e as imagens que chamam sua atenção no Centro Histórico, além de diversos outros elementos. Ao longo de vários anos, foi montando um rico acervo de fotografias feitas no século XIX e durante o século XX.
Formação - A formação estética de Edgar Rocha passou pelas artes plásticas, pelo cinema e pelas artes gráficas, que estudou em São Paulo e em Veneza. A luz âmbar, morna e intimista, obtida ao findar o dia é marca característica do trabalho dele. De acordo com o fotógrafo, neste fim de ano, um dos destaques de seu trabalho como fotógrafo está no livro comemorativo aos 200 anos do Teatro Arthur Azevedo. Para 2018, ele disse que está na expectativa de uma exposição na Espanha, a convite do governo espanhol, o que deverá acontecer no mês de agosto.
Já Hiorlando apresentará cerca de 80 peças esculpidas em maneira. “São bichos da água e do seco”, diz ele. O artista foi descoberto em Água Doce do Maranhão, pelos pesquisadores do Mapearte, projeto do CCVM em parceria com o governo e patrocínio da Vale, que localiza e registra os artesãos em atividade no estado. Até então, as peças de Hiorlando eram destinadas apenas para presentear amigos e vizinhos.
“Hiorlando desenvolveu uma linguagem própria que faz dele um artista popular muito interessante. Seus bichos de olhos vivos e caras sapecas carregam sua alma”, destaca Paula Porta, curadora das duas exposições. Nascido em 1963, Hiorlando começou a esculpir há pouco mais de 10 anos, quando um acidente o afastou do trabalho de estivador marítimo e acabou permitindo que seu talento artístico se desenvolvesse.
O Centro Cultural Vale Maranhão, inaugurado em abril deste ano, como uma iniciativa da Fundação Vale, com o patrocínio da Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Funciona como um espaço versátil e qualificado tanto para receber as obras de artistas maranhenses quanto para proporcionar ao público local a oportunidade de conhecer trabalhos nacionais e internacionais. Exposições, oficinas, performances, pocket shows, exibições de audiovisual, lançamentos de livros e registros musicais são algumas das propostas da programação.
Serviço
O quê
Abertura das exposições “Afetos” e “Hiorlando”
Quando
Hoje, às 19h
Onde
Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande)
Entrada franca
Visitação: até 11 de fevereiro de 2018


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!