Orquestra Sinfônica da UFPB faz apresentação nesta segunda (10) às 19h, no auditório Paulo Freire, na UFMA

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Orquestra Sinfônica da UFPB faz apresentação nesta segunda (10) às 19h, no auditório Paulo Freire, na UFMA

Música em noite de celebração
Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba se apresenta nesta segunda-feira em São Luís
Encerrando a turnê pelo Nordeste, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) se apresentará nesta segunda-feira,10, às 19h, no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em um concerto aberto ao público. O evento é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Regida pelo maestro Thiago Santos, a orquestra se apresenta em São Luís com 24 músicos e o concerto tem como essência a exaltação às artes. A atividade homenageará os 10 anos do curso de Licenciatura em Música da UFMA, os 90 anos de nascimento do escritor Ariano Suassuna e os 130 anos do maestro e compositor Villa Lobos.
No espetáculo desta segunda-feira, a orquestra apresentará um repertório composto por clássicos da música instrumental nacional e internacional. O programa é formado pelas composições “Mourão”, de G. Guerra-Peixe; “Toada e Desafio”, de A. Barbosa; “Fantasia para saxofone”, com o solista Arimatéia Veríssimo, de Heitor Villa Lobos, e encerrando o espetáculo a orquestra apresentará “Serenata para cordas Opus 48”, de Tchaikovsky.
Programação
Os músicos da orquestra realizarão duas atividades gratuitas para estudantes e músicos da comunidade maranhense. Neste domingo, 9, eles ministram um masterclass de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e trompa, às 9h, na sede provisória do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Proexce/ UFMA (Rua Humberto de Campos, 174, Centro). Na segunda-feira, 10, apresentarão às 9h, também no auditório Paulo Freire, um concerto didático aberto a estudantes das escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio, universitários e pessoas da comunidade.
Para a diretora do DAC, Fernanda Santos Pinheiro, a atividade faz parte da nova política cultural da universidade. “Não é todo dia que temos em nossa cidade grandes espetáculos como esse. Essa parceria promove o intercâmbio cultural entre músicos dos dois estados e fortalece a formação profissional dos estudantes locais. O espetáculo musical também é um presente especial para o público da nossa cidade”, disse a diretora.
A professora mestre do Curso de Licenciatura de Música da UFMA, Mônica Luchese, afirma que o espetáculo integra as comemorações dos 10 anos do curso. “Este concerto permitirá não só a contemplação de nossa comunidade a esse belo repertório, mas também trará para crianças ludovicenses a exploração, descoberta e a introdução neste mundo da música de orquestra. Para os estudantes de música permitirá uma rica troca de experiências”, conclui Mônica Luchese.
Serviço
O quê
Concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba
Quando
Segunda-feira, às 19h
Onde
Auditório Paulo Freire (UFMA)
Evento gratuito


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!