Fuzileiros da Fuzarca comemoram dia de São Jorge com cortejo na Madre Deus
Tecnologia do Blogger.

Fuzileiros da Fuzarca comemoram dia de São Jorge com cortejo na Madre Deus


O bloco Os Fuzileiros da Fuzarca (FF) – a batucada carnavalesca mais tradicional do Maranhão – homenageia neste domingo (23) o santo guerreiro São Jorge, um dos santos mais venerados do catolicismo e da umbanda.  A comemoração começa às 16h com uma apresentação da bateria e seus componentes na sede da agremiação, que fica Rua Afrânio Peixoto – Madre Deus.


Segundo explicou a presidente dos FF, Maria da Graça, já se tornou tradição o bloco homenagear São Jorge no dia em que se celebra a festa litúrgica do “Grande Mártir” — e por ser o santo que matou o dragão. “Desta forma, o bloco faz essa comemoração saudando São Jorge com muito samba e alegria, pelas graças obtidas e pedindo dias melhores para todos que nele crê”, afirmou dona Graça

Com 81 anos de existência no carnaval maranhense, o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado no ano de 1936 e tem como característica o ritmo cadenciado, produzido pelas ritintas, taróis-de-mão e duas-por-uma (instrumentos de percussão cobertos com couro de bode e carneiro), além das cores usadas (preto e branco) e da estrela nas confecções das fantasias, são as marcas inconfundíveis da agremiação.

“Vamos nos concentrar em frente à sede do bloco, onde faremos uma apresentação. Depois devemos fazer um curto cortejo pela Madre Deus. Por isso convidamos os devotos, enfim a todos para participarem desta grade festa a São Jorge”, acrescentou Maria da Graça.

Salve Jorge!

Jorge nasceu na Capadócia, na Turquia, no século 3 e foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão.

Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.

São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo. Como, por exemplo, da Inglaterra, Portugal (orago menor), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscovo/Moscou e Beirute.

Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.

-----------------------------------------------------------------------------
Oração de São Jorge

Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus,
que trazeis em vosso rosto a esperança e a confiança, abri meus caminhos.
Eu andarei vestido e armado com vossas armas
para que meus inimigos, tendo pés, não me alcancem; tendo mãos,
não me peguem; tendo olhos, não me enxerguem;
nem pensamentos possam ter para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, flechas e lanças se quebrarão
sem a meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão
sem o meu corpo amarrar.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus,
estendei vosso escudo e vossas poderosas armas,
defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo                                    desânimo e a alcançar a graça que Vos peço (fazer aqui o seu pedido).


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!