Para celebrar o São João na Ilha de todos os ritmos

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Para celebrar o São João na Ilha de todos os ritmos

ALTERNATIVO – O ESTADO DO MA - Comemorado em 24 de junho, dia de São João movimenta os arraias da Ilha em noite de muita festa; programação variada deve agradar a todos os públicos
 Hoje é dia de pular a fogueira, soltar balões, se deliciar com as comidas típicas e, no Maranhão, de se encantar com as danças populares – como o bumba meu boi e tambor de crioula -, afinal é Dia de São João, conhecido como o santo festeiro. Opções não faltam, a exemplo do terreiro Vila Junina, montado no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha (Maranhão Novo); arraial da Praça Maria Aragão (Centro), Donato Alves (Ipem), Humberto de Maracanã (Vila Palmeira) e Mestre Marcelino (Praça Nauro Machado), entre outros.

Para quem prefere os shows tem “Criolina e Xote Elétrico” que se apresentarão a partir das 22h, no Centro Ponto de Cultura Tambor do Mestre Amaral (Praça Pedro II), com entrada gratuita, e “Bumbauê”, com Pepê Junior, Mano Borges e Betto Pereira na Casa das Dunas (Avenida Litorânea), que farão uma homenagem a Papete.
Com a cidade em festa, o Arraial Vila Junina começa às 19h, com a presença do grupo Folias Juninas. Depois quem sobe ao palco é o cantor Ronald Pinheiro, seguido pelo boi Mimoso de São Bento (orquestra), boi de Pindaré (baixada), boi de Leonardo (zabumba), boi da Lua (orquestra). A noite termina com o batalhão do boi de Ribamar (matraca), que este ano traz como novidade o cantador Chagas, que durante 25 anos empunhou o maracá no Boi da Maioba. A entrada é gratuita.
O Arraial Vila Junina é patrocinado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura pela Ambev (Skol) e Cemar, com apoio da Omega Energia e Shopping da Ilha. Com amplo estacionamento, segurança e conforto, o espaço tem barracas de comidas típicas (que foram doadas para universitários em fase de conclusão de curso e organizações sociais), espaço kids e parquinho, o Barracão Arrasta-Pé Mirante. Um estúdio para fotos do Imirante.com e barracas de artesanato também funcionam no espaço.
No arraial montado na Praça Maria Aragão, a festa também começa às 19h, com a dança Portuguesa Raízes de Portugal. Ainda se apresentam no espaço o boi de Eliézio, a cantora Rosa Reis, boi da Madre Deus (matraca), boi Pirilampo (alternativo), boi de Santa Fé (baixada) e boi de São Simão (orquestra).
Forró
Com entrada gratuita, a dupla Alê Muniz e Luciana Simões fará o show “Criolina e o Xote Elétrico” no Tambor de Crioula do Mestre Amaral (Praça Pedro II), às 22h. A entrada é gratuita.
Será uma oportunidade para celebrar o xote e baião. Ritmos genuinamente nordestinos, mas que nas mãos da dupla, ganham o sotaque do São João do Maranhão.
A proposta é fazer com que o público aprecie o forró de forma nostálgica, porém, com traços da atualidade, mesclando o ritmo com a linguagem sonora do rock, reggae e timbres eletrônicos.
No repertório, músicas de João do Vale, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Messias Holanda e Jackson do Pandeiro e as autorais.
Para o show, a dupla formada por Luciana Simões e Alê Muniz conta com os músicos Rui Mário Lima (sanfona), João Paulo (baixo), João Simas (guitarra), Sandoval (sintetizador) e Erivaldo Gomes (percussão). O DJ Pedro Sobrinho fará a discotecagem com um set list com muito xote, baião, coco, bumba meu boi e diversos ritmos nordestinos. O show terá a participação do coletivo Caravana Cultural, de Fortaleza e o evento também marca o lançamento do CD e do DVD Mestre Amaral.
Homenagem
Pepê Junior, Mano Borges e Betto Pereira farão uma homenagem especial ao cantor e músico Papete no show “Bumbauê”, que ocorre hoje, às 19h, Casa das Dunas (Avenida Litorânea).
Os três artistas farão um passeio pela obra musical deixada por Papete, um dos ícones do São João do Maranhão e que faleceu mês passado. O show terá participações do Boi de Morros e do cantor Ranny Mendes, com repertório que privilegia o chamado forró das antigas. O ingresso é R$ 30,00.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!